domingo, 2 de Novembro de 2025  18:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-10-2016

Aveiro Jovem Criador e residência artística marcam agenda de Outubro na cultura aveirense.



A iniciativa “Aveiro Jovem Criador 2016” prepara a 15.ª edição com alargamento de atividades. Com organização da Câmara Municipal de Aveiro, “Aveiro Jovem Criador” pretende promover a participação de todos os jovens artistas desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação dos trabalhos produzidos nas áreas de arte digital, escrita, fotografia, pintura a que se acrescenta a música.

Nesta edição apresenta-se um novo escalão etário dos 13 aos 17 para jovens da Região de Aveiro, com um prémio de 500€ e possibilidade de frequentar uma residência artística Nacional. O escalão dos 18-35 tem o prémio de 1000€, acrescido da possibilidade de uma residência artística Internacional. Este último escalão abrange jovens de todo o território nacional.

O tema a desenvolver é livre para as duas categorias e todas as áreas, no entanto, haverá um prémio de distinção sobre o tema “Cidade de Aveiro”, uma novidade na presente edição.

As candidaturas vão decorrer de 8 a 12 de novembro no Museu Santa Joana. A inauguração da exposição e divulgação dos premiados acontecerá a 18 de dezembro. A exposição será inaugurada a 11 de fevereiro 2016.

Entretanto, enquanto se aguarda pela abertura da exposição CreArt 2016 Notes on Tomorrow, no final de outubro, em Aveiro está presente na residência artística do mesmo projeto a decorrer em Kaunas [Lituânia].

Xu Moru, jovem de origem chinesa e a residir e estudar em de Aveiro, foi um dos quatro artistas selecionados para realizar a residência artística de longa duração promovida pela Artkomas, no âmbito do projeto CreArt – Rede de cidades europeias para a criação artística.

A residência artística, que decorre entre 15 de setembro e 30 de outubro, dedicada a pintores, fotógrafos e artistas de artes digitais, conta também com a presença de Ivana Vulic e Mario Romoda, ambos de Zagreb, e María Lozano, de Valladolid.

Estudante do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro [Departamento de Comunicação e Artes], Xu Moru apresentou como proposta de trabalho a desenvolver em residência o tema One person one day one map, que se integra num seu projeto mais vasto intitulado Lost & Found e que espera vir a contar com a participação de pessoas de Kaunas.

Além desta possibilidade para materializar o seu projeto criativo, a artista entende esta residência como uma oportunidade para conhecer outros locais e estabelecer contactos com os artistas e a comunidade artística de Kaunas na mira da construção de projetos conjuntos futuros.

Xu Moru [1990] tem um percurso académico que cruza Portugal e China e as universidades de Aveiro e Nanjing que lhe conferem formação em Línguas e Cultura – Língua, Literatura e Cultura Portuguesa, bem como em Comunicação e Jornalismo, complementadas com o Mestrado em Criação Artística Contemporânea.

Quanto ao seu curriculum artístico, conta já com a participação em eventos internacionais como a IV Graphic Art Biennial of Szeklerland [Roménia], a Semana Pré-Festival de Inverno da UFMG [Minas Gerais, Brasil] e a I Itinerant Assembly, Schöneweide-Berlin [Berlim, Alemanha].

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®