domingo, 2 de Novembro de 2025  16:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-11-2004

Sindicato acusa Governo de promover pescadores a empresários falidos


Pescas

O Sindicato dos Trabalhadores de Pesca do Norte acusou hoje o Governo de "promover a empresários antecipadamente falidos" os pescadores que pescam com redes de "majoeira" na Ria de Aveiro, por obrigá-los a colectarem-se nas Finanças.

"Pretender que estes pescadores se colectem, o que pressupõe que passem a pagar uma colecta mínima, é desde logo inviabilizar a actividade destes pescadores, que mal conseguem pescar para comer e sustentar as suas famílias no dia-a-dia", alega o Sindicato.

Sem prejuízo de se encontrar outra forma de acompanhamento das capturas efectuadas, para o que o Sindicato está disponível para colaborar, "desde que permita a sobrevivência destes pescadores e suas famílias", aquela estrutura representativa dos pescadores pretende que o Ministério da Agricultura e Pescas revogue a medida, determinada pela Direcção Geral de Pescas e Aquicultura (DGPA).

De acordo com António Macedo, dirigente sindical, os pescadores da "majoeira" - artes de pesca utilizadas na Ria - estão a ser agora confrontados pela DGPA, para que se colectem, no prazo de 60 dias seguintes à obtenção da licença de pesca para 2004/2005.

Segundo o Sindicato, essa arte de pesca é uma arte para subsistência desses pescadores que no Verão trabalham com a arte xávega e no Inverno não se conseguem fazer ao mar.

"São muitos os dias em que mais não fazem que recolher lixo nas suas redes. Esta medida é tão mais injusta, quando se verifica num momento em que se fala de hipotéticos apoios do Governo à grave situação das pescas e, paralelamente, contrariamente ao prometido, a regulamentação da pesca desportiva continua na gaveta", disse António Macedo.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®