domingo, 2 de Novembro de 2025  21:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-11-2004

Cinco portos vão ter radares costeiros


Segurança Marítima

Os portos de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Portimão e Faro vão ter radares costeiros para monitorizar a costa marítima num raio de 92 quilómetros, anunciou hoje fonte da Secretaria de Estado dos Assuntos do Mar.

A instalação daquele sistema de radares (VTS) deverá começar no início do próximo ano, segundo um comunicado daquela secretaria de Estado.

O sistema deverá entrar em pleno funcionamento até 2007, e vai custar 95 milhões de euros, dos quais 50 milhões comparticipados pela União Europeia.

O VTS permite vigiar as características dos navios que passam na Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa e controlar actos ilícitos.

A Secretaria de Estado dos Assuntos do Mar, em comunicado hoje divulgado, salientou que a principal vantagem do VTS é a melhoria da gestão do tráfego e da segurança marítima em águas portuguesas.

O sistema disponibiliza ainda os meios de ligação e de informação necessários para a realização de operações de busca e salvamento e operações de combate à poluição marítima.

"O VTS aumenta ainda o nível de protecção ambiental da costa portuguesa, porque possibilita a monitorização de eventuais manchas de poluição e diminui a probabilidade de colisão entre navios", refere o comunicado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®