domingo, 2 de Novembro de 2025  15:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-11-2004

Descarga de óleo queimado junto à Etar


Anadia

Uma descarga clandestina de óleo queimado junto à Etar de Arcos (Anadia) poderia ter colocado em risco o funcionamento da própria Etar que recebe o saneamento da vila de Anadia e de Arcos.

ERA UMA DESCARGA

A descarga, de aproximadamente mil litros de óleo queimado, para uma caixa de visita que está ligada à Etar de Arcos, deverá ter acontecido durante a madrugada da última sexta-feira.

Pelo menos, essa é a suspeita do Engº Paulo Coelho, dos SMAS de Anadia, que avançou a JB ter sido um funcionário da Câmara a dar o alerta e a evitar o pior.

"O alerta foi dado por um funcionário camarário logo pela manhã, quando se preparava para despejar nessa caixa o limpa fossas da Câmara", avançou aquele responsável, ao mesmo tempo que tentava nem pensar no que poderia ter acontecido à Etar, caso o óleo tivesse entrado no circuito da Estação de Tratamento: "era uma desgraça. Teríamos de parar a Etar, limpar todos os tanques e equipamento, uma vez que este estaria certamente danificado e afectado por aquele tipo de resíduo que a Etar não está preparada para receber e tratar".

Na realidade, a população de Arcos e Anadia, caso esta situação tivesse acontecido, ou não poderia despejar o saneamento para a rede pública ou então a solução da Câmara passaria por, durante algum tempo, despejar o saneamento directamente no rio enquanto a Etar estivesse em limpeza e reparação.

A caixa de visita onde foi despejado o óleo está localizada num caminho à entrada da Etar de Arcos e é, frequentemente, utilizada pelos funcionários dos SMAS para despejar os "limpa fossas" uma vez que estando ligada directamente à Etar, o saneamento é ali tratado andes de ser encaminhado para o rio.

Paulo Coelho avançou mesmo que "o funcionário nem queria acreditar no que via e de imediato deu o alerta" que obrigou a deslocar para o local alguns funcionários dos SMAS que ao longo do dia foram, com o auxílio de bombas, retirando vários bidons (de 200 litros) de óleo queimado.

A JB Litério Marques avançou "tratar-se de um acto deliberado de poluição ambiental que só por milagre não teve consequências muito mais graves". Ainda de acordo com o edil, "são pessoas totalmente irresponsáveis e maldosas", acrescentando que "a Câmara vai de imediato contactar a Brigada do Ambiente da GNR de Águeda", até porque, "isto foi feito com intenção de prejudicar o sistema de tratamento de esgotos."

Litério Marques terminaria, dizendo que " não terei descanso enquanto não descobrir os infractores."

A GNR de Anadia e a Brigada do Ambiente da GNR de Águeda estiveram no local.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®