domingo, 2 de Novembro de 2025  21:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-11-2004

GNR terá a seu cargo o policiamento de 22 novas freguesias


Cantanhede

A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá ter a seu cargo o policiamento de 22 freguesias do país, onde agora divide responsabilidades com a PSP, anunciou hoje, em Coimbra, o Ministro da Administração Interna (MAI).

Discursando na cerimónia de inauguração do quartel da GNR de Ançã, o ministro Daniel Sanches afirmou que, no âmbito da primeira fase de um processo de reestruturação da GNR, estão a ser "avaliadas 33 das 59 freguesias partilhadas" em termos de policiamento.

Segundo o MAI, passam para a alçada da GNR 22 freguesias do país, não especificadas, que possuem no total cerca de 8.100 habitantes.

No início do discurso, Daniel Sanches agradeceu o empenho da autarquia de Cantanhede, a cujo concelho Ançã pertence, na cedência do terreno onde foi implementado o novo quartel.

Frisou, igualmente, que o processo de reestruturação da GNR, nomeadamente ao nível de instalações, "deverá prosseguir de forma sustentada e realista, sem despesismos, pois os tempos não o permitem".

As novas instalações da GNR de Ançã, até aqui a funcionar em cinco exíguas assoalhadas cedidas pela junta de freguesia local, representam um investimento total de cerca de 890 mil euros e irão comportar 17 efectivos.

Servirá oito freguesias (duas de Cantanhede e seis do vizinho concelho de Coimbra), num total de 15 mil habitantes.

Já o presidente da Câmara de Cantanhede, Jorge Catarino, recordou o historial do processo que levou à implementação do quartel da GNR, frisando que "após andar em bolandas e compassos de espera sucessivos", a obra foi "finalmente" lançada em 2003.

Também o presidente da junta de Ançã, Pedro Cardoso, se referiu aos "anos de espera" pelas novas instalações da GNR.

"O sonho tornou-se hoje realidade, após tantas promessas e protocolos", disse, defendendo ainda a necessidade de "mais meios humanos" para a corporação de Ançã.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®