domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-12-2004

Artes marciais chinesas animam hoje a UA


Aveiro

Associando-se ao projecto “Temporada da China” que o Museu de Aveiro vai promover entre 4 de Dezembro e 30 de Março de 2005, a Universidade de Aveiro vai acolher uma exposição de fotografia e ser palco para a apresentação do livro sobre artes marciais chinesas, da autoria de Francisco Isöo. Estas duas actividades estão agendadas para hoje, 6 de Dezembro, a partir das 17h30, no edifício da Reitoria (átrio de exposições e Sala de Traduções).

O projecto fotográfico que, na UA, estará em exposição entre 6 e 12 de Dezembro retrata a visão do seu autor, Francisco Isöo, sobre o quotidiano da Escola de Artes Marciais Chinesas She-Si, no Porto. “Tentei encontrar uma perspectiva pessoal que pudesse comunicar visualmente o esforço, o trabalho, o rigor, a alegria, a amizade? o espírito que se vive naquela escola”, esclarece Francisco Isöo, acrescentando que, depois de uma centena de rolos disparados durante cinco meses, o resultado culminou num livro onde, espera, a sua visão faça justiça à notoriedade da She-Si.

Diz Francisco Isöo que o Universo chinês sempre fez parte do seu imaginário, tendo o seu primeiro trabalho publicado e exposto, se referido ao universo chinês fora das fronteiras da China. Também este, que vai agora ser apresentado na UA, tem em comum o facto de representar o quotidiano e não estar na China, “embora admita todos os intervenientes retratados “já serem um pouco chineses de coração”.

A exposição será constituída por 20 suportes metálicos com 40 painéis, onde será fixada uma versão reduzida do trabalho do livro, obra que será igualmente apresentada no dia 6 de Dezembro, a partir das 17h30, na Sala de Traduções do edifício da Reitoria.

Refira-se que esta iniciativa integra uma mais vasta designada por “Temporada da China” e envolve várias exposições, workshops, colóquios e um ciclo de cinema chinês.

Temporada da China

A “Temporada da China” tem como ponto de partida a doação feita ao Museu de Aveiro, em 1951, de uma colecção de “arte asiática”, reunida por António do Nascimento Leitão, Coronel - Médico. Proeminente benemérito da sua cidade natal, Aveiro, na qual vem a falecer em 1958, deixa o seu nome ligado a várias instituições, entre as quais a Misericórdia, o Hospital, a Câmara Municipal e o Museu de Aveiro.

As salas abertas em 1954 expõem cerca de quinhentos objectos de arte sino-japonesa e siamesa, cujo interesse é não só artístico como também histórico, mitológico, folclórico, paisagístico e supersticioso. Com o decurso dos anos, a alteração dos critérios museológicos levam à retirada de exposição permanente da “Secção Oriental”, utilizando-se apenas uma pequena parte do espólio para criar uma sala de recepção a convidados, à época denominada “fumoir” (1959 - 1984). Passados vinte anos, o Museu de Aveiro lembra novamente o doador exibindo algumas das peças mais representativas deste espólio.

A partir desta colecção procurou-se alargar o tema da cultura chinesa, estendendo-o a outras iniciativas. Para o desenvolvimento do projecto, o Museu contou com a colaboração inexcedível do Centro de Estudos Chineses do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, o qual amavelmente cedeu algumas das exposições, filmes e documentários que integram a programação da temporada.

fonte: http://www.ua.pt/uaonline


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®