domingo, 2 de Novembro de 2025  15:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-12-2004

Autarca devolve acusação de irresponsabilidade


Aveiro - GAMA

O presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto (PS), reafirmou, ontem,o seu empenhamento na Grande Área Metropolitana de Aveiro e devolveu ao secretário de Estado da Administração Local, José Cesário, a acusação de "irresponsabilidade" no processo.

José Cesário acusou sexta-feira Alberto Souto de "irresponsável", durante a posse dos corpos sociais da Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA), depois de o autarca ter criticado a falta de meios e competências das áreas metropolitanas.

Desafiado a clarificar a sua posição quanto à GAMA pelo vereador Capão Filipe, do CDS/PP, durante a reunião pública de hoje da Câmara, Alberto Souto disse que "a memória política deste secretário de Estado é curta".

"Foi o seu antecessor, que é agora secretário-geral do PSD [Miguel Relvas], que disse que este processo tinha de evoluir e limitei-me a dizer uma evidência: as áreas metropolitanas sem competências e sem recursos não funcionam", declarou.

Alberto Souto declarou estar "sem reserva mental e com todo o empenhamento político" na criação da GAMA, mas lembrou que tem vindo a dizer que o modelo das áreas metropolitanas tem de ser melhorado.

Quanto às palavras do secretário de Estado, que suscitaram a intervenção de hoje do vereador do CDS/PP, Alberto Souto comentou:

"brindou-me com a acusação de irresponsável, quando a irresponsabilidade é de quem faz afirmações destas, investido nas funções em que está".

O presidente da Câmara de Aveiro disse ainda que "gostava de ter ouvido, não o ataque gratuito e despropositado, mas sim que [o secretário de Estado] iria fazer os possíveis para que fossem transferidos recursos e competências para as áreas metropolitanas".

A GAMA é constituída pelos concelhos de Águeda, Albergaria-a- Velha, Aveiro, Estarreja, Ilhavo, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Vale de Cambra, Sever do Vouga e Vagos.

A Junta Metropolitana é presidida por Ribau Esteves (PSD) e tem como vice-presidentes Ápio Assunção (PSD) e Manuel Soares(PS).

O mandato da Junta prolonga-se até às próximas eleições autárquicas e será depois rotativo, de seis em seis meses.

Na Assembleia Metropolitana têm assento 18 deputados do PSD, 11 do PS, 7 do CDS e um da CDU.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®