domingo, 2 de Novembro de 2025  16:15
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-01-2017

Livreiros queixam-se da política de manuais gratuitos e Governo quer dar prioridade ao comércio local.



O Grupo Parlamentar do Partido Socialista recebeu uma exposição, subscrita por proprietários de pequenas e médias livrarias dos concelhos de Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro e Vagos, sobre os impactos na economia local da forma como está a ser aplicada a política de gratuitidade dos manuais escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O deputado aveirense, Porfírio Silva, Coordenador dos Deputados do PS na Comissão de Educação e Ciência, levou a questão ao conhecimento do Ministro da Educação, em audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Ao mesmo tempo apresentou a questão exposta por alguns livreiros do distrito de Aveiro que manifestaram preocupação pela forma como alguns Agrupamentos escolares gerem a distribuição dos manuais escolares, temendo pelo futuro do setor.

O deputado questionou o Ministério da Educação sobre eventuais medidas que compatibilizem os interesses público e privado e o Governo lembra que deu indicação para que a aquisição dos manuais fosse feita localmente, eventualmente através de um sistema de vouchers, permitindo aos pais comprarem os manuais na livraria que entendessem, precisamente atendendo à "importância dos livreiros locais".

O Governo garante que está disponível para “monitorizar e corrigir” no sentido de fazer com que aquela orientação seja respeitada por todos.

Porfírio Silva, em resposta aos subscritores da exposição, dando nota da resposta do Ministro da Educação, afirmou que a resposta do Governo “é positiva no sentido de afinar a implementação desta política, sem prejuízo para a economia local”.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reafirma apoio à orientação seguida pelo governo para expandir a política de gratuitidade dos manuais escolares, “já que ela é importante para cumprir um direito consagrado constitucionalmente”. 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®