domingo, 2 de Novembro de 2025  16:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-01-2017

UA vai estudar saúde e hábitos dos idosos de Ílhavo.



Uma equipa da Escola de Saúde da Universidade de Aveiro vai estudar a população sénior de Ílhavo com participação em atividades do movimento Maior Idade. O “Ativ’Ílhavo” é uma iniciativa de estudo que assenta em entrevistas e tratamento de dados sobre a vida dos idosos e a sua participação em iniciativas comunitárias.

Câmara de Ílhavo e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro assinaram o acordo que vai abrir caminho a um estudo que irá caracterizar a evolução dos seniores em parâmetros físicos e emocionais.

Margarida Cerqueira, do departamento ciências da saúde, já explicou que esta ação é importante para sustentar o carácter científico dos projetos desenvolvidos (com áudio).

A representante do departamento assegura ainda que este projeto passou pelo crivo da comissão de ética como forma de garantir o cumprimento de valores de reserva essenciais ao fornecimento de informação.

“Este estudo foi submetido à comissão de ética. Existe esta preocupação para que as pessoas saibam que estão a ser respeitadas”.

O acordo assinado esta quarta surgiu como uma das marcas da celebração do 4º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade. Há também parceria com a Associação Portuguesa de Gerontólogos que assume a disponibilidade para participar em atividades que o Município considere lançar para a população sénior. Filipa Luz, presidente da Associação, confessa que para os novos profissionais é também uma oportunidade de exercer a atividade.

“Encaramos esta parceria como oportunidade de estarmos mais próximos para garantir a participação das pessoas. A maioria dos idosos não estão institucionalizados. Temos que estar atentos ao que se faz com a população mais velha”.

Na programação prevista para esta quinta-feira, destaque para a apresentação do livro “Amar ou Morrer – (Re)volução em palavras de almofada”, a cargo do seu autor, Eddy Martins. Sessão às 15h00, a que se seguirá um momento musical pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré e uma tertúlia com o escritor.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®