domingo, 2 de Novembro de 2025  07:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-01-2017

Museu de Ovar celebra 56 anos de atividade.



A Sala dos Fundadores do Museu de Ovar acolheu a cerimónia do 56.º aniversário numa noite especial de celebração entre "amigos". 

Este ano a direção decidiu homenagear através de uma exposição, quatro mestres recentemente falecidos, Querubim Lapa, José Mouga, Luís Darocha e José Rodrigues, que confiaram ao espólio deste Museu, “através do reconhecido entusiasmo e empenho do seu fundador”, José Augusto Almeida, várias obras de arte que são a base desta mostra patente ao público.

Até 31 de janeiro é possível observar trabalhos de pintura, desenho e cerâmica que emolduram a Sala que reuniu entre as várias entidades convidadas, familiares, amigos e estudiosos das obras de alguns dos artistas homenageados.

Mestres já ausentes entre os vivos que o diretor do Museu de Ovar, Manuel Cleto, fez questão de realçar pelos "laços pessoais criados", recordando recentes exposições com a presença dos próprios artistas, como Querubim Lapa e José Mouga.

Destaque também para figuras como João Peixinho, um ovarense que deixou ao Museu de Ovar um significativo património sobre a ciência e o ciclo da Apicultura; Serafim Lopes Andrade que doou a coleção permanente de peças da Fábrica de cerâmica do Carvalhinho e Joaquim de Sousa, lembrado como um "ilustre benemérito" que nos EUA deixou donativos financeiros a algumas instituições de Ovar.

Presentes estiveram ainda familiares de Jorge Carvalho, que com José Augusto Almeida e Manuel Silva (o único sócio fundador ainda vivo), foram os três fundadores do Museu de Ovar.

José Fragateiro (presidente da Assembleia de Freguesia da União) reconheceu que o Museu "surpreende" e lembrou até o seu pai José Macedo Fragateiro, que enquanto deputado no Parlamento, teve várias intervenções sobre a valorização do Museu de Ovar, ao mesmo tempo que Nuno Sampaio Pinto (executivo da UFO) confessava estar agora a "despertar para tal dinâmica".

Já Domingos Silva que começou por reconhecer que “a vida desta associação tem falado por si”, realçou a “grande parceria da Câmara”, dando como exemplo a decisão de suportar os custos do livro “Museu de Ovar como nasceu e cresceu”, ali apresentado pelos autores dos textos, Manuel Silva e Manuel Brandão.

Neste livro com edição e propriedade do Museu de Ovar, numa primeira parte, Manuel Silva conta a história do nascimento do Museu até Abril de 1974, enquanto numa segunda parte, Manuel Brandão faz a compilação de dados por si recolhidos sobre factos de alguma relevância ocorridos até aos 50 anos do Museu.

A quarta parte procura homenagear todos quantos “quiseram partilhar mais de perto com alegrias e dificuldades vividas no Museu, dele fazendo parte nos seus órgãos sociais”.  

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®