domingo, 2 de Novembro de 2025  07:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-01-2017

Festas académicas no Crasto já em 2017.



Os novos órgãos sociais e os dirigentes dos núcleos da Associação Académica da Universidade de Aveiro querem marcar uma viragem na Associação com processos participativos na gestão.

As festas num queimódromo junto à Casa do Estudante, no Crasto, o conhecimento dos programas eleitorais do candidatos às câmaras de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis e o fomento da prática desportiva são ideias para desenvolver no mandato de Xavier Vieira.

A equipa reúne um total de 537 novos dirigentes. O número de núcleos desportivos, culturais, científicos, entre outros, aumentou para 55. O novo presidente, Xavier Vieira, anunciou a vontade de trazer os festejos do Enterro do Ano para o campus da UA (com áudio).

No discurso de tomada de posse, o novo presidente da AAUAv não perdeu tempo e, ao anunciar a vontade de levar os festejos académicos de final de ano letivo para o campus da UA, por detrás da Casa do Estudante, pediu apoio à Reitoria para preparação do terreno.

A mudança de local do Enterro do Ano é, assim, um dos grandes projetos da nova direção académica encabeçada por Xavier Vieira, estudante de Administração Pública e natural do concelho de Aveiro.

O novo presidente anunciou também a vontade de requalificar a Casa do Estudante e desenvolver esforços para avançar com o projeto do Solar Académico no centro da cidade.

Avançar com um Orçamento Participativo que “permitirá o desenvolvimento de projetos que possam trazer benefícios para a comunidade académica, com investimento centrado na inovação e empreendedorismo social” e elaborar o “Manifesto dos Estudantes da Academia Aveirense – Autárquicas 2017”, foram mais outros dois objetivos avançados por Xavier Vieira.

Este último documento tem como objetivo espelhar as necessidades dos estudantes em cada uma das facetas autárquicas, informou.

Aproveitando a presença de Paulo Fontes, adjunto do secretário de Estado da Juventude e Desporto e antigo aluno da UA, na cerimónia, o novo representante dos estudantes lamentou ainda o incumprimento da resolução da Assembleia da República que recomenda a apresentação de um relatório anual sobre o abandono escolar no ensino superior.

Por seu turno, Paulo Fontes anunciou para este ano o lançamento do Plano Nacional da Juventude, para o qual pediu o contributo dos estudantes de Aveiro.

Considerando a cooperação entre a autarquia e a Universidade de “capital importância”, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro reforçou esse eixo de intervenção.

“Esta cidade e município têm na cooperação e na realização de projetos e obras conjuntas com a Universidade, o centro estratégico da construção de mais e melhor futuro”, explicou Ribau Esteves, esperançado na continuação da construção desta parceria com a nova direção da AAUAv.

O Reitor salientou o papel preponderante da atividade associativa na formação dos estudantes e o contributo desta para o melhor funcionamento das disciplinas e cursos, para o confronto de ideias e para a dinamização de múltiplas atividades.

Manuel António Assunção enalteceu a disponibilidade destes estudantes para assumir cargos associativos. “O projeto da UA, 43 anos depois, deve muito aos estudantes que são parte essencial do projeto”, destacou o Reitor da UA.

Texto: Terra Nova com UA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®