domingo, 2 de Novembro de 2025  10:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-01-2017

Aluno de mestrado da UA desenvolve dispositivo para impressão 3D multicor.



Uma nova cabeça de extrusão que permite a aplicação de qualquer cor, em tempo real, na impressão 3D de um objeto, foi desenvolvida por um aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA).

A maior parte das impressoras 3D que existem no mercado fazem a aplicação faseada de cada cor no objeto que estão a imprimir. Como tal, um novo dispositivo capaz de imprimir qualquer cor em tempo real representa poupança de tempo e custo.

A tecnologia desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado "Desenvolvimento e projeto de impressora DMF para impressão multicolor", sendo que DMF significa Deposição de Material Fundido, permite a impressão 3D multicor em tempo real, não sendo necessário interromper a impressão para a alteração de cor. João Reis, sob orientação de António Completo, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UA, concebeu um sistema de seleção e controlo da cor que mistura as três cores primárias mais branco e preto, consoante as necessidades, não existindo, portanto, limitação da gama de cores a imprimir.

Uma particularidade inovadora desta dissertação foi a impressão multicor por DMF com uma máquina convencional de Comando Numérico Computadorizado ou Computer Numerical Control (CNC), permitindo assim ultrapassar a limitação das dimensões das peças normalmente realizadas com esta tecnologia. A cabeça de impressão (ou de extrusão) multicor desenvolvida permite esta flexibilidade, o que pode ser interessante para a realização de peças de maiores dimensões, por exemplo, com aplicação industrial.

Contudo, até chegar a um dispositivo apto a entrar no mercado há ainda muito trabalho a fazer, salienta João Reis: “Falta melhorar a qualidade da mistura, melhorar o tempo de mudança de cor e adaptar o software e firmware existente para este tipo de cabeça de extrusão.”

“Já existe uma impressora DMF capaz de realizar impressão multicolor que usa o sistema CMYK, do inglês Cyan, Magenta, Yellow e Black – permitindo a impressão de todas as cores -, mas ainda assim seria vantajoso levar esta solução ao mercado, porque esta cabeça de extrusão pode ser acoplada a um centro de maquinagem (CNC) disponível na empresa, permitindo ganhos económicos”, acrescenta.

Texto e foto: UA

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®