domingo, 2 de Novembro de 2025  07:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-01-2017

CDS quer compromisso do Governo sobre investimento na Linha do Vouga.



O CDS-PP deu hoje entrada na Assembleia da República de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que requalifique e modernize a Linha do Vouga, ligando-a à Linha do Norte (em Espinho) e incluindo-a no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020.

O Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020 não faz referência à Linha do Vouga e os deputados temem pela falta de investimento.

Assinado pelos deputados João Almeida e António Carlos Monteiro, ambos eleitos pelo círculo de Aveiro, e Hélder Amaral, Pedro Mota Soares, Cecília Meireles, Ana Rita Bessa e Nuno Magalhães, o documento frisa que a modernização e requalificação da Linha do Vouga “é uma aspiração legítima” das populações dos concelhos servidos pelo seu percurso “e não a concretizar é ignorar a sua importância enquanto fator de coesão da região”.

Atualmente, a Linha do Vouga é o único troço de bitola métrica ainda em exploração, desenvolvendo-se em dois ramais – Aveiro/Águeda e Espinho/Santa Maria da Feira/São João da Madeira/Oliveira de Azeméis/Albergaria-a-Velha, servindo 44 estações e apeadeiros, numa extensão de 96 quilómetros, estando suspensa a circulação ferroviária de passageiros entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.

Os deputados lembram que o eixo urbano abarca mais de 300 mil habitantes considerando que não investir na Linha do Vouga “é ignorar a enorme importância de uma vasta região que, sob o ponto de vista económico e industrial, é uma das mais significativas do país”.

“Verifica-se um desequilíbrio entre o norte e o sul da Área Metropolitana do Porto, uma vez que os concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Espinho se encontram privados de uma eficaz ligação ao Porto. A reabilitação e requalificação da Linha do Vouga permitirá encurtar distâncias, e fruto da integração do sistema intermodal Andante, tornar os concelhos referidos parte integrante da AMP.

Foto: Transportes XXI


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®