domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-02-2017

Ílhavo: Pedidos de apoio social cresceram em 2016.



Ílhavo regista aumento de 11,6% no número de processos por ajuda do Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados em 2016.

Em 2015 tinham sido 799 os requerimentos e em 2016 registaram-se 854 processos. A Câmara de Ílhavo fez balanço à atividade na área social na primeira reunião do Conselho Local de Ação Social.

Paulo Costa, vereador que tutela a pasta, revela que ao aumento do número de casos correspondeu também aumento nos apoios. A maioria em casos de pagamento de água, energia e prestações bancárias.

“No ano de 2016 deram entrada um total de 854 requerimentos, sendo que 395 se reportaram à área da Ação Social Escolar, 243 a apoio para pagamento de fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, 136 a apoio ao pagamento de renda de casa do mercado privado, 25 para comparticipação em empréstimo bancário para a aquisição de habitação, 23 para redução das taxas devidas pela frequência no Programa das Férias Divertidas, 20 para a redução das taxas devidas pelo ingresso ou frequência nos equipamentos desportivos ou culturais 9 requerimentos para produtos de apoio a pessoas portadores de deficiência ou em situações de dependência e, por fim, 2 para pagamento de quotas de condomínio de habitação social”.

Estas medidas, segundo a autarquia, envolveram 711 famílias, abrangendo 1.240 pessoas, totalizando um investimento da Câmara Municipal de Ílhavo de 115.736,07 euros, o que representou um aumento de 27% face a 2015 com reforço dos montantes do apoio.

O Município anuncia também que passa a dispor de rede local de intervenção social, um serviço descentralizado da segurança social que é assegurado pelo CASCI e que se articula com o Atendimento Social Integrado de Ílhavo.

Paulo Costa diz que a opção foi manter esse serviço por considerar o ASI pioneiro. “Fosse qual fosse o resultado desta candidatura assumimos que não iríamos abandonar o modelo do ASI. O atendimento é feito em equipa, o apoio em equipa e a contratualização em equipa. Não iremos deixar de o fazer. Estamos a adaptar um novo instrumento que está no território ao que já existia. Outros município anularam algumas respostas e sentimos hoje que não foi a melhor solução”.

O primeiro encontro anual do Conselho Local de Ação Social, que teve lugar no passado dia 30 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, avaliou a realidade da intervenção social e conclui que é necessário avaliar as respostas sociais com atenção. A oferta para idosos, pelas alterações do perfil com as doenças degenerativas, e as respostas em creche são desafios de futuro num município com a natalidade a crescer (com áudio).

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®