domingo, 2 de Novembro de 2025  05:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-02-2017

Columbofilia: Pombo sangalhense brilha em Bruxelas



Um pombo-correio pertencente a Abílio Sousa, da União Columbófila do Cértima, com sede em S.João de Azenha, Sangalhos, participou, de 27 a 29 de janeiro, na 35.ª Olimpíada Columbófila que decorreu na Bélgica, mais concretamente no Square Brussels Meeting Place.
Um evento que reuniu os melhores pombos-correio a nível mundial, tendo Portugal estado representado por 31 “atletas”.
O pombo-correio com a anilha “195” (é desta forma que é conhecida a ave de Sangalhos) viajou integrado na seleção nacional para representar Portugal na capital belga.
A ave, um pombo-azul, do ano de 2012, foi oferecido a Abílio Sousa por um amigo (Luís Taveira) do Luso.
Ligado à columbofilia há quase duas décadas, este militar da GNR revelou a JB que a ave é um exemplar único, dado os prémios já alcançados.
Com 110 pombos em competição, Abílio Sousa destaca que o “195” é um caso de sucesso no meio-fundo, sendo a primeira ave deste columbófilo e da União Columbófila do Cértima a estar presente numa competição olímpica e por tal a ficar conhecido como “olímpico”.
Em Bruxelas, a ave competiu na categoria Adultos e obteve o 20.º lugar, com um coeficiente de 35,133.
Abílio Sousa explicou que este pombo já ganhou a anilha de bronze (meio fundo) e em 2016 alcançou a nível distrital e nacional dois terceiros lugares em Sport Adultos, tendo ainda participado em dois anos consecutivos (2015 e 2016) em todas as provas de meio-fundo do distrito de Aveiro e a nível nacional, pontuando em todas elas.
Portugal foi representado por 31 “atletas”, nas duas classes, Standard e Sport.
Portugal sagrou-se vice-campeão olímpico na categoria de Sport Velocidade e na classificação por países terminou no 7.º lugar.
A ave está inscrita na Associação Columbófila do Distrito de Aveiro, que é uma das mais fortes a nível nacional.
Abílio Sousa afiança que estes resultados são fruto de muito trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, já que exige – em época de competições – dois treinos diários de aproximadamente 40 minutos cada.
CC


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®