domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-12-2004

EDP conclui compra e passa a controlar a Hidrocantábrico


Economia

A EDP-Energias de Portugal passa a controlar a partir de hoje a espanhola Hidroeléctrica del Cantábrico, ao fechar a compra de uma participação de 56,2 por cento à EnBW, Cajastur e Cáser, anunciou a eléctrica.

Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP anuncia que após "a bem sucedida" operação de aumento de capital em 1,2 mil milhões de euros, concretizou hoje os contratos celebrados a 29 de Julho para comprar uma participação adicional de 56,2 por cento do capital da Hidrocantábrico.

Com a conclusão do processo, a EDP passa a controlar a Hidrocantábrico ao aumentar a sua posição accionista de 39,5 para 97,5 por cento.

Trata-se, segundo a EDP, do "maior investimento internacional realizado por uma empresa portuguesa", que envolveu ainda uma troca de participações entre a EDP e a Caja de Ahorros de Astúrias (Cajastur), a qual passa a deter 5,64 por cento do capital da eléctrica portuguesa.

A eléctrica portuguesa comprou a participação de 34,6 por cento que a alemã Energie Baden-Wurtemberg (EnBW) detinha na Hidrocantábrico por 649 milhões de euros, pagos em dinheiro.

Adquiriu ainda uma participação de 17,6 por cento à Cajastur por 453 milhões de euros, pagos em acções da EDP.

Paralelamente, comprou a participação de 4,1 por cento da Caja de Seguros Reunidos, Compania de Seguros y Reaseguros (Cáser) por 93 milhões de euros.

Para financiar esta operação, a EDP fez um aumento de capital de 1,2 mil milhões de euros.

Os títulos da EDP encerraram hoje, na Euronext Lisboa, a descer 0,88 por cento para 2,26 euros.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®