domingo, 2 de Novembro de 2025  16:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-12-2004

Autarquia apoia projecto inovador


Anadia

A Câmara Municipal de Anadia apresentou, no passado dia 7, no Museu do Vinho, o programa de apoio à área da expressão físico-motora nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do município de Anadia.

O programa, denominado “O Bolas”, tem como objectivo envolver os cerca de 1200 alunos pertencentes às 45 escolas do 1.º ciclo do município de Anadia, garantindo a todos a possibilidade de terem uma aula por semana, na área da expressão físico-motora, cujas instalações desportivas seleccionadas para o desenvolvimento do projecto são os pavilhões de Anadia, Sangalhos, Vila Nova de Monsarros e Azenha. A autarquia assegura os transportes e todo o equipamento necessário.

A IMPORTÂNCIA DE TODOS

Este projecto contará com a participação efectiva do Agrupamentos de Escolas de Vilarinho do Bairro e Anadia, que terão por sua vez, a responsabilidade de enquadrar profissional e pedagogicamente os docentes de Educação Física contratados pela autarquia, que terá como coordenador Ângelo Santos.

O Centro de Área Educativa de Aveiro, através do seu gabinete de desporto escolar, participará na orientação e coordenação de todo o programa, conjuntamente com os conselhos executivos dos agrupamentos e com os serviços de desporto do município de Anadia.

As actividades físicas e desportivas representam um dos fenómenos sociais com maior impacto no nosso tempo, constituindo a sua prática uma importante forma de valorização das pessoas e da sua correspondente melhoria em termos de qualidade de vida.

A expressão físico-motora, enquanto área curricular, estabelece um quadro de relações com as outras formas de expressão, partilhando contributos fundamentais para a formação dos alunos ao longo da escolaridade.

Na tentativa de dar respostas ao insuficiente tratamento desta área na generalidade das escolas do 1.º ciclo do concelho de Anadia, a Câmara Municipal, socorrendo-se das suas excelentes infra-estruturas e na competência dos seus responsáveis na área da educação física, avançou, sem reticências, com um projecto inovador, o de proporcionar a todas as crianças do 1.º ciclo a igualdade de oportunidades para o seu desenvolvimento global.

Neste sentido, a autarquia, aproveitando o conjunto de infra-estruturas desportivas, nomeadamente pavilhões polidesportivos, garante o transporte dos alunos a essas mesmas instalações; recruta e custeia as despesas dos docentes especialistas; equipa as instalações com os materiais necessários, entre outras acções, tendo, obviamente, o apoio dos agrupamentos das escolas de Anadia e Vilarinho do Bairro, professores e conselhos executivos.

Elói Gomes, presidente do agrupamento de escolas de Anadia, presente na cerimónia, em traços gerais, abordou o porquê deste projecto, sublinhando que o mesmo serve “para promover e desenvolver a físico-motora do 1.ºciclo e esta é uma situação nova que a Câmara Municipal está a promover, de dar oportunidade aos alunos, novos equipamentos e professores especializados”, realçando ainda a presença de muitos professores do Auditório do Museu do Vinho: “Os professores irão ter um papel muito importante neste projecto. Vão ser o elo mais forte”.

O representante do agrupamento de Escolas Vilarinho do Bairro, Eduardo Simões, esclareceu que “o concelho de Anadia foi pioneiro na actividade física, com as Anadíadas. Este é um projecto muito bem estruturado, não foi feito em cima dos joelhos”.

Por sua vez, mostrando-se como peixe dentro de água, Litério Marques, que, durante muitos anos foi professor, e ainda conserva esse estatuto, não teve rodeios em dar corpo a mais um projecto: “Ao longo da minha carreira, como professor, houve projectos e mais projectos, mas há uma grande diferença daqueles de que fiz parte naquela altura para este. Faltava o apoio, o professor era o polivalente”.

O edil anadiense argumentou ainda que “desta vez, nós avançámos, porque a Câmara arrisca, com um projecto que irá ter sucesso, e só não terá se não houver participação da vossa (professores) parte. Para já, está a ser bem aceite, o que ultrapassa as nossas expectativas”.

Litério Marques falou dos apoios: “Se pensarmos que o Estado não tem hipóteses de corporizar e descentralizar, não é capaz de fazer, a Câmara Municipal, mesmo sabendo que não vai receber nenhuma participação das entidades oficiais, decidiu avançar com o projecto. Pagamos tudo. Não será por falta de verbas, de equipamentos e transportes que o projecto vai falhar”.

O presidente da Câmara de Anadia espera que os professores colaborem neste projecto, que era para ser a título (três meses) experimental, mas que decorrerá de Novembro a Maio de cada ano lectivo, com a generalidade das turmas a efectuar 20 sessões de actividade, num total de 1500 minutos de aula.

Manuel Zappa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®