domingo, 2 de Novembro de 2025  18:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-03-2017

Judo aveirense em prova no nacional de juniores e veteranos.



Coimbra acolheu, no passado sábado, o Campeonato Nacional de Judo para o escalão Júnior e a AAUAv esteve representada por dois atletas.

Na prova rainha para este escalão etário, que apura o campeão nacional, foram muitos os atletas a procurar a medalha dourada. A AAUAv esteve representada por Pedro Ildefonso, na categoria de -73Kg, e Emanuel Martins (atleta que defende as cores do Sabugal), na categoria de -55Kg.

Numa prova que se avizinhava bastante complicada, Pedro Ildefonso não foi além do 1º combate. Contra um atleta que realizou uma boa prova, o aveirense não conseguiu impor o seu Judo, e acabou afastado da corrida à medalha. Como o seu adversário não seguiu invicto até à meia-final, o atleta da AAUAv ficou afastado da prova de forma irremediável.

Já Emanuel Martins, atleta que treina na AAUAv mas que ainda se encontra inscrito pelo clube da sua terra natal, o Sabugal, venceu o primeiro combate de forma categórica, mas acabou vergado no segundo combate, contra um dos medalhados deste campeonato, ficando assim afastado da prova.

“Os atletas estiveram bem. Deram o melhor deles, e isso para nós, na AAUAv é o mais importante. O Pedro denotou falta de treino e controle do combate. Não podemos exigir resultados se os atletas não aparecem nos treinos. Eles fazem escolhas, e nós fazemos o melhor com as escolhas deles. Já o Emanuel venceu o primeiro combate, mas no segundo uma distração atirou-o para fora da luta pelo título. Ao contrário do Pedro, o Emanuel ainda tem mais um ano de Júnior, mas vai ter que subir de categoria de peso, aos -60Kg, porque já foi complicado perder peso para esta prova. Agora é voltar aos treinos, e manter o foco no Campeonato Nacional Universitário” referiu António Costa que acompanhou os atletas na prova.

Coimbra recebeu também o Campeonato Nacional de Veteranos. Sérgio Cunha, que defendia o título alcançado no ano anterior, viu a sua categoria mais concorrida e perdeu o primeiro combate. Ainda foi à repescagem e tentou o bronze mas acabou por perder. No final, o 5º lugar foi considerado um prémio merecido para a prova realizada.

Já António Costa (na foto), Treinador da AAUAv e atleta do SC Vianense, alcançou o feito histórico na modalidade em Aveiro, ao conquistar o “Tetra”. Com triunfos em 2014, 2015 e 2016 na categoria M1+90Kg, era o seu primeiro ano na categoria M2+90Kg.

Numa prova em que foi claramente superior aos seus adversários, o título alcançado engrandece mais o curriculum deste atleta.

“O meu objetivo era fazer o “Tetra”. Sabia que não ia ser fácil, mas ia dar tudo no tapete para o conseguir. Julgo ser o primeiro atleta em Aveiro a ter 4 título consecutivos. Mudei de M1 para M2, pois cumpri 35 anos em Janeiro, e esta é uma forma boa de iniciar um “novo” escalão dentro dos veteranos. É muito bom fazer estas provas, dá-nos sempre um ânimo enorme. Agora é começar a pensar no Mundial de Veteranos, que está definido que vou disputar, para ver o que lá se consegue fazer.”

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®