domingo, 2 de Novembro de 2025  18:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-03-2017

PSD: Regina Bastos defende “uma Europa mais forte e mais unida” nos 60 anos do Tratado de Roma.



A Deputada do PSD Regina Bastos defendeu esta sexta-feira que os governos têm de “dar as respostas que os cidadãos procuram da Europa”. A parlamentar social democrata falava no plenário da Assembleia da República, em sessão evocativa dos 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, na qual defendeu “uma Europa mais forte e mais unida”.

“A União precisa de coragem para fazer as reformas de futuro: completar os projetos inacabados, pensar nos mais jovens que estão à margem do mercado de trabalho e procurar soluções para os desempregados de longa duração”, vincou Regina Bastos na sua intervenção, preconizando o fim do “oportunismo político de governos que teimam em culpar a Europa pelos fracassos e exibir como louros nacionais os êxitos de uma Europa Comum”. Admitindo que vivem-se hoje “tempos complexos na União” e dizendo não ignorar que há uma agenda diferenciada dos Estados-Membros, a presidente da Comissão de Assuntos Europeus defendeu que Portugal “deve contribuir para uma agenda de unidade e de solidariedade para, juntos, fazermos mais e melhor”.

“É tempo de desenvolver o Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, enfatizou Regina Bastos na sessão evocativa desta sexta-feira, acrescentando que “os desafios na área da Segurança e Defesa estão aí, e exigem avanços imediatos”.

Para Regina Bastos, “a globalização justa não se compadece com preconceitos ideológicos venham eles da extrema esquerda ou da extrema direita europeias”. A parlamentar aveirense vincou que, “apesar dos movimentos eurocéticos e populistas, a força deste projeto continua presente, 60 anos depois, e com os mesmos valores: a Paz, a Solidariedade e o Progresso Económico e Social”.

Historiando o processo de criação da que é hoje a União Europeia, Regina Bastos lembrou que há 60 anos, nos escombros da II Guerra Mundial, seis países comprometeram-se a manter e consolidar a paz, aproximando os países europeus num projeto comum. Depois – prosseguiu na sua intervenção –, o estreitamento dos laços entre os Estados-Membros permitiu uma ambição política e social e a visão de uma Europa alargada a outros países, fomentando os valores partilhados e a solidariedade entre os povos. “Nunca foi pretensão desta construção política, económica e social, apagar as identidades nacionais. Sempre afirmou o respeito pela Liberdade, Democracia, Igualdade, Estado de Direito e pelos Direitos Humanos” – enfatizou a deputada do PSD, para quem “as conquistas alcançadas em benefício dos nossos cidadãos são visíveis”.

Regina Bastos recordou que “durante os anos da pertença de Portugal à União, PSD, PS e CDS lideraram a afirmação dos valores europeus e da participação no aprofundamento da União”, lembrando que, “de entre as forças partidárias que suportam o atual Governo, há aquelas que ainda rejeitam o projeto Europeu, que fazem uma avaliação negativa da nossa participação e que se afastam do diálogo das famílias europeístas para as reformas e mudanças que são necessárias”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®