domingo, 2 de Novembro de 2025  05:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-04-2017

Instituto Confúcio alarga ensino de mandarim.



O Instituto Confúcio da UA assinala dois anos em prol da divulgação da cultura chinesa e da promoção das relações entre Portugal e a China com uma programação que arranca esta quarta.

No próximo ano letivo o IC-UA prevê contabilizar cerca de 1500 alunos da região a aprenderem mandarim.

Além dos projetos de ensino de mandarim que estão a decorrer em S. João da Madeira, em Vale de Cambra, no Instituto Duarte Lemos, e no Centro de Educação Integral, em S. João da Madeira, no próximo ano letivo, arranca o projeto o ensino de chinês no 3.º ano das escolas do ensino básico de Espinho. Por essa ocasião, o número de alunos envolvidos na aprendizagem de mandarim no IC-UA e nas escolas da região rondará o milhar e meio.

No ano passado, o IC-UA lançou o I Prémio de Artes “Lendas da China”, premiando trabalhos nas áreas de “Arte”, “Design” e “Música, e o lançamento da II edição desta iniciativa é uma das atividades que marcará o programa do segundo aniversário. O concurso destina-se a residentes em Portugal e tem o objetivo de reconhecer e incentivar a prática artística e do design como fator de divulgação e desenvolvimento da cultura chinesa.

O programa do segundo aniversário inclui ainda um ciclo de cinema que aborda temáticas relacionadas com a China e que se desenrola de 28 de abril a 26 de maio em dois locais: Teatro Aveirense e anfiteatro 3.1.15 da UA (anfiteatro do Instituto Confúcio).

As sessões de 28 de abril, que inclui o documentário “Arrivederci Macau”, e de 2 de maio, com o filme “Amor e dedinhos de pé”, decorrem com a presença dos realizadores de ambas as obras, respetivamente, Rosa Coutinho Cabral e Luís Filipe Rocha. Para 26 de maio está marcada uma mesa redonda com os realizadores Rui Nunes, Rui Filipe Torres e Bruno Mendes da Silva.

Palestras e workshops, atividades culturais, música, dança do dragão, demonstração de artes marciais e um concurso de língua chinesa são outras atividades previstas no programa. De registar igualmente a realização do 1.º torneio universitário de artes marciais inter-estilos, que acontece a 13 de maio, no pavilhão do Bom Sucesso, e que conta com a participação de praticantes de sete instituições de ensino superior nacionais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®