domingo, 2 de Novembro de 2025  10:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-04-2017

Ciclaveiro quer acabar com veículos motorizados no Rossio.



A Ciclaveiro, Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, defende que os projetos de regeneração urbana em Aveiro sejam aproveitados para fomentar o uso de meios de transporte suaves.

Os mais consensuais são a qualificação da Rua da Pêga, o Centro Coordenador de Transportes e a requalificação e construção de escolas. No caso do Rossio defende o fim da circulação motorizada.

Ficam apelos quanto aos cuidados a ter com a “continuidade cómoda e segura destes percursos no cruzamento do antigo pavilhão do Beira-Mar em direcção ao Alboi e à rotunda do Hospital”.

O tratamento adequado das intersecções da ciclovia com as vias rodoviárias são um dos aspetos sublinhados pela Ciclaveiro que estima um aumento da circulação na Rua da Pêga uma vez que o acesso usado por um quinto dos utilizadores de bicicleta da Universidade poderá ver duplicado o número de utilizadores com o início do projecto U-Bike.

No CCT, a Ciclaveiro defende que deve incluir estacionamentos para bicicleta de média e longa duração “em quantidade apropriada” e cumprindo os “requisitos de comodidade, segurança e protecção às condições meteorológicas”.

Há, ainda, recomendações quando aos acessos ao CCT a partir da Av. Dr. Lourenço Peixinho.

Para as obras previstas nas escolas, a Ciclaveiro espera que surjam incentivos à comunidade escolar a um maior recurso às deslocações a pé em bicicletas nas viagens diárias para a escola.

Pede estímulos como estacionamentos para bicicletas protegidos das condições meteorológicas e “condições de efetiva segurança rodoviária na envolvente dos estabelecimentos”.

O caso mais sensível é a requalificação do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado (Ponte-Praça). Depois de se ter manifestado contra a construção de um estacionamento subterrâneo, a associação defende a “retirada do tráfego motorizado naquela área formando uma zona contínua de acesso apenas aos modos ativos de deslocação (a pé e em bicicleta) integrando o Rossio, a Praça do Peixe, a Praça Melo Freitas e as várias artérias que os interligam”.

“Deve ser privilegiada, face ao tráfego motorizado, a continuidade de percursos pedonais seguros e cómodos entre as várias ruas que confluem na Ponte-Praça, sendo sempre acauteladas as condições especiais de mobilidade de utentes como crianças, idosos e pessoas de mobilidade reduzida, e assegurada a continuidade de percursos seguros para ciclistas”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®