domingo, 2 de Novembro de 2025  10:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-04-2017

"O grande objetivo é que as baixas com incêndios sejam zero" - Jorge Gomes.



O Governo diz que apenas 10 anos depois se dá a consolidação do sistema de proteção civil e lamenta que a reforma legislativa da floresta esteja a demorar mais do que o previsto e admite que só dentro de 10 anos irá produzir efeitos.

Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, lamentou em Aveiro que esses processos demorem tempo a implementar deixando como meta para 2017 evitar mortes no combate aos incêndios florestais (com áudio).

Jorge Gomes falava na apresentação do plano para o distrito de Aveiro do dispositivo especial de combate a incêndios florestais de 2017 num distrito que em 2016 foi notícia por alguns dos grandes sinistros do ano sobretudo em Arouca e Águeda.

No discurso feito, o membro do Governo dava razão a Ribau Esteves que na abertura dos trabalhos tinha lamentado a demora em defesa de uma “reforma urgente”. O autarca de Aveiro assume que os Municípios querem ter voz ativa na gestão da floresta.

“Há uma outra parte que é a gestão no terreno da floresta que muitas vezes não se dá bem com a legislação. Levá-la à concretização prática vai uma grande distância. Há instituições que devem ter mais responsabilidades como os Municípios e outras como o ICN que precisam de se capacitar”.

No distrito de Aveiro haverá 547 homens disponíveis para combater incêndios com treino operacional. O novo comandante operacional, António Ribeiro, assumiu a realização de ações de formação que envolveram cerca de 180 bombeiros.

Atuar com “rapidez e segurança” é o principal objetivo, salientando a importância do combate inicial e a formação dos cidadãos para cenários que podem ser complicados.

“Só com o envolvimento de todos para que os comportamentos de risco sejam menores e o número de ocorrências diminua para termos um Verão mais calmo. Que sejam extintos na primeira intervenção e não ganhem dimensão”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®