domingo, 2 de Novembro de 2025  05:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-05-2017

Deputados do PP realizam Jornadas Parlamentares no distrito de Aveiro.



Os deputados do CDS-PP iniciam esta terça as jornadas parlamentares no Distrito de Aveiro. Na agenda a economia, a descentralização de competências e as autárquicas de Outubro.

"Conhecer melhor um Distrito que é importante, historicamente importante para o CDS, recolher a opinião de pessoas que não pensam como nós em temas sobre os quais poderemos apresentar propostas e apoiar os nossos autarcas", resumiu o líder parlamentar Nuno Magalhães.

No distrito por onde se elegia deputado o anterior líder do partido, Paulo Portas, o CDS-PP tem atualmente duas câmaras - Albergaria-a-Velha e Vale de Cambra - e "objetivos concretos" em outras, referiu Nuno Magalhães.

Os democratas-cristãos querem ainda "contactar com a realidade de um distrito que é empreendedor", com uma "indústria e comércio fortes".

As jornadas arrancam, esta terça, com visitas a empresas do Distrito, nos Concelhos de Vale de Cambra e Águeda.

Outro objetivo das jornadas será a discussão de temas que poderão levar à apresentação de iniciativas legislativas no parlamento, com o programa a incluir painéis sobre trabalho e descentralização.

Na terça-feira à tarde, e depois do arranque formal das jornadas pelo líder parlamentar, haverá um painel sobre "A importância do fator trabalho no crescimento económico", que terá como oradores o ex-secretário-geral da UGT João Proença, o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção, e o vice-presidente da CIP Rafael Campos Ferreira.

"Poderemos discutir como o fator do trabalho, a valorização do trabalho pode contribuir para o crescimento económico do país", explicou Nuno Magalhães.

O primeiro dia das jornadas encerra com um jantar convívio com dirigentes e autarcas do CDS no distrito. Na quarta-feira, as jornadas arrancam com o tema da descentralização, matéria em que o CDS deixa um desafio ao Governo.

"Não aceitaremos nem que a descentralização seja feita à socapa pelo Governo por decreto-lei: tem de ser feita aqui no parlamento, com o número de audições necessárias, sem pressas e sem aproveitamentos eleitorais", alertou Nuno Magalhães.

Por outro lado, avisou, o CDS também não aceitará que haja "qualquer tipo de regionalização encapuzada ou mais ou menos mal-amanhada".

O painel de quarta-feira de manhã, "A descentralização e a competitividade regional", terá intervenções de Manuel Carlos Lopes Porto, professor universitário e antigo presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e de Victor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

O encerramento das jornadas está previsto para o final da manhã, pela presidente do CDS-PP, Assunção Cristas (na foto), mas durante a tarde os deputados democratas-cristãos irão ainda visitar a fábrica e museu da Vista Alegre, em Ílhavo.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®