domingo, 2 de Novembro de 2025  00:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-05-2017

Albergaria lança roteiro gastronómico de Carne Marinhoa.



Albergaria-a-Velha vai lançar o I Roteiro Gastronómico de Carne Marinhoa, que decorre em sete restaurantes do Concelho, a partir desta sexta e até 11 de Junho.

O roteiro implica a confeção e divulgação de pratos que tenham a carne marinhoa como base. “Naco à Marinhoa”, Costeletão à Marinhoa”, “Aba de Vitela em Forno a Lenha”, “Chanfana à Marinhoa” são algumas das 30 propostas que os restaurantes aderentes apresentam.

A carne marinhoa é um produto endógeno da região e do Concelho de Albergaria-a-Velha, proveniente da raça bovina marinhoa, que tem origem no Baixo Vouga. Foi registada, no âmbito da Comunidade Económica Europeia, como Carne DOP – Denominação de Origem Protegida, em 1994, e certificada como produto de Qualidade (DOP), em 2000.

A carne marinhoa varia do rosa pálido ao vermelho escuro, conforme a idade dos animais, é consistente e suculenta, com sabor intenso.

Os restaurantes que aderiram ao Roteiro Gastronómico de Carne Marinhoa são o Solar O Condado, O Petroleiro, Pensão Restaurante Parentes, Casa da Alameda, O Papaduxo e O Lusitano, situados na cidade de Albergaria-a-Velha, e o restaurante Fortaleza, em S. João de Loure.

As vacas marinhoas resultam do cruzamento das raças mirandesa e minhota, de forma a obter um animal adaptado à paisagem do Baixo Vouga Lagunar, capaz de puxar redes na Arte da Xávega, de carregar moliço para adubar as terras e de andar nos campos de arroz.

É um animal possante, de pernas altas, adaptável a vários ambientes, mas dócil e calmo. Na década de 1940 foram registados mais de 23 mil animais na região do Baixo Vouga, mas esse número sofreu um forte declínio nas décadas seguintes, com as marinhoas a serem substituídas pelas vacas leiteiras, em explorações agropecuárias.

Entre as décadas de 1980-90 ressurge um interesse pela vaca marinhoa, através da Direção-geral de Pecuária e da Associação de Criadores da Raça Marinhoa, que culmina com o registo DOP e a Certificação de Qualidade (DOP). São animais muito apreciados, que não foram atingidos pelas epidemias bovinas da década de 1990, que originam uma carne de grande qualidade e muito procurada.

O Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa é uma organização conjunta do Município de Albergaria-a-Velha e do CLDS Albergaria Integra’T, em colaboração com a AEBL – Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira e a DonAldeia – Associação de Promoção e Desenvolvimento Rural.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®