domingo, 2 de Novembro de 2025  05:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-05-2017

Aveiro recebe encontro de apoio à luta pela "liberdade" na Venezuela.



A Associação Civil de Venezuelanos em Lisboa - Venexos (uma ONG privada sem fins lucrativos que tem como objetivo geral apoiar, ajudar, assessorar e prestar assistência em diversas áreas aos Venezuelanos residentes em Portugal, principalmente no social, jurídico, cultural, social e humanitário), prepara uma concentração contra o governo da Venezuela para exigir, entre outros, um pronunciamento “claro e contundente” do governo português relativamente à atual situação política, económica e social que se vive naquele pais da América Latina.

Há perto de 1 milhão de portugueses e luso-descendentes na Venezuela e muitos são oriundos do Distrito de Aveiro. A iniciativa do próximo dia 28 de maio, entre as 15h e as 18h, realizar-se-á na Praça do Rossio (cidade de Aveiro).

“Virão pessoas de vários pontos do país”, afirma Sofia Alves, representante na região Centro da Venexos, a associação que apoia luso-venezuelanos e imigrantes daquele país da América do Sul, acrescentando que “querem mostrar o seu descontentamento com a situação que se vive atualmente na Venezuela, dando a conhecer as exigências da grande maioria do povo venezuelano”.

Exigências, que segundo Sofia Alves passam pela “abertura de um canal humanitário que permita o envio de medicamentos, comida e outros bens de primeira necessidade; libertação dos mais de 150 presos políticos; realização de eleições presidenciais antecipadas e respeito pela constituição nacional.

O evento será também uma forma de honrar as mais de 40 vítimas dos confrontos nas ruas. A associação diz que a “repressão” representa um risco para quem se evolve na “luta pela liberdade”.

O distrito de Aveiro é um dos distritos de Portugal com maior ligação à Venezuela e que, nos últimos anos, tem vindo a acolher um número cada vez mais elevado de emigrantes portugueses que estão a retornar conjuntamente com as suas famílias lusodescendentes que veem em Portugal a oportunidade de um futuro melhor.

A concentração está marcada para as 15 horas do dia 28 de maio, na Praça do Rossio, em Aveiro e contará com a participação do Eurodeputado do Partido da Terra – MPT José Inácio Faria, que tem vindo a apoiar esta causa.

As atividades arrancam às 15h com a explicação do evento, o minuto de silêncio pelas vítimas e os hinos de Portugal e da Venezuela. Segue-se o discurso de abertura pelo Presidente de Venexos Christian Höhn.

As campanhas em curso e as mensagens à Comunidade Internacional e a todo o povo da Venezuelano são momento alto deste programa.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®