domingo, 2 de Novembro de 2025  05:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-05-2017

Região Centro movimentou 270 milhões de euros em hotelaria, 100 milhões em viagens, 40 milhões em jogo e 1000 milhões na restauração.



O fórum “Vê Portugal” que reúne na região centro agentes do setor do turismo confirma a importância do turismo interno e a relação com Espanha.

O turismo, interno e externo, gerou para a região Centro, em 2016, 270 milhões de euros em hotelaria, 100 milhões de euros em viagens, 40 milhões de euros em jogo/casino e 1000 milhões de euros em restauração e bebidas.

Estes dados servem de ponto de partida ao encontro de três dias. Depois de Aveiro, Viseu e Coimbra a edição deste ano decorre em Leiria.

Durante três dias, no teatro José Lúcio da Silva, especialistas de renome nacional e internacional partilham as suas experiências ao longo dos cinco painéis do evento, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e é organizado pelo Turismo Centro de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria.

O primeiro-ministro António Costa participará na sessão de encerramento, num claro reconhecimento da importância crescente do evento.

Raúl Castro, presidente da Câmara de Leiria, foi o anfitrião dos participantes. Na sessão de abertura, sublinhou que estes três dias vão ser marcados pelo conhecimento e interação entre todos. Este Fórum, frisou, é um forte sinal do “dinamismo do mercado interno do turismo”.

A sessão continuou com a intervenção de Javier Ramirez Utrilla, Diretor-Geral de Turismo da Junta de Castela e Leão. O orador abordou o esforço especial que regiões do interior, como a sua ou o Centro de Portugal, têm de fazer para dar a conhecer os seus territórios a nível turístico.

“Castela e Leão já é o quarto destino em Espanha, depois de Catalunha, Andaluzia e Comunidade Valenciana”, destacou. “O Turismo tem sido fundamental para a recuperação da região, sendo responsável por 70 mil empregos e tendo gerado 1.900 milhões de euros em 2016”.

Coube a Pedro Machado concluir a sessão inicial. O presidente do Turismo Centro de Portugal focou a sua intervenção na importância do turismo interno para a economia da região. “O mercado interno é o nosso primeiro mercado”, começou por dizer, salientando que “a atividade económica do turismo não se esgota na atividade direta”, uma vez que é transversal a toda a economia e tendo forte impacto nos transportes ou na restauração, por exemplo.

Aproveitando a presença de Javier Utrilla, e a Cimeira luso-espanhola que decorre em Vila Real, Pedro Machado realçou que uma grande aposta do Turismo do Centro tem sido as parcerias transfronteiriças com regiões de Espanha. “Estamos a trabalhar há muito em conjunto com Castela e Leão e com a Extremadura. Percebemos que há muito mais a unir-nos do que a separar-nos. O mercado ibérico deve ser trabalhado em conjunto”, disse.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®