domingo, 2 de Novembro de 2025  05:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-05-2017

"Ama-San" em exibição no Aveirense.



“Os Filmes das Nossas Terças” exibe o filme “Ama-San” de Cláudia Varejão, prémio de Melhor Filme da Competição Nacional no DocLisboa.

O filme fala sobre as Ama-San que conquistaram o estatuto de colectoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina.

Este filme acompanha o quotidiano de 3 mulheres de idades distintas que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se antecipa em extinção.

A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite.

Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San, literalmente, mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas.

Cláudia Varejão é autora da curta documental “Falta-me” e da triologia de curtas de ficção “Fim-de-semana”, “Um dia Frio”e “Luz da Manhã”. “No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos” foi a sua estreia em longas-metragens.

Nesta terça a curta-metragem escolhida é “Vida Tramada” de Salvador Palma e Rui Rodrigues produzida pela Universidade da Beira Interior.

A curta conta a história de Manuel Ferreira, 47 anos, mecânico numa fábrica têxtil. Do seu rendimento dependem a sua mulher desempregada e os 2 filhos, Jorge, o mais velho, que Manuel obriga a estudar e Rute de 17.

Ao domingo Manuel levanta-se cedo e trata da horta. À tarde faz uns biscates na serralharia do Joaquim e à noite joga à bisca e à sueca na tasca do Maneta. Na Segunda-Feira, ao chegar ao trabalho, Manuel recebe a notícia de que a fábrica está na falência. Dezenas de pessoas ficam desempregadas…

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®