domingo, 2 de Novembro de 2025  18:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-06-2017

Portugal pode perder até 2,6 milhões de pessoas em 40 anos.



Portugal precisa de imigrantes e o repovoamento do país exige o combate à desertificação que é consequência de uma mortalidade que nalguns locais é superior às taxas de natalidade e de uma emigração que ciclicamente leva muita gente para fora do país.

Uma realidade que é também europeia e que o estudo "Migrações e sustentabilidade demográfica: perspetiva regional”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apresento, ontem , em Aveiro, coloca em evidência.

Coordenado por João Peixoto (ISEG/Universidade de Lisboa), este estudo analisa o papel das migrações na sustentabilidade demográfica de Portugal a curto, médio e longo prazo, tendo por base o conceito de migrações de substituição e a construção de cenários prospetivos até 2060.

Os autores assumem tratar-se de um tema sem respostas fechadas mas que deve levar os governantes a considerarem a sua atualidade. João Peixoto, coordenador do estudo, fala de uma realidade que pode levar à perda de 2,6 cidadãos em Portugal até 2060.

“Quase todos os países mais desenvolvidos não tem nível de nascimentos suficientes para reporem as gerações e o equilíbrio. Só a Turquia está acima do limiar de renovação de gerações. Se vamos morrendo e não nascem crianças quantos migrantes a mais precisamos para compensar este desequilíbrio? Migrantes a menos ninguém precisa. Só agrava a situação”.

Maria João Valente Rosa, demógrafa e coordenadora da área da população da FFMS, sublinha essa realidade necessária de garantir mais imigração e menos emigração (com áudio).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®