domingo, 2 de Novembro de 2025  11:15
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-06-2017

Final de ano letivo da EB Carregal assinalou-se em acampamento.



Em final de ano letivo, a Associação de Pais da EB1 do Carregal – Ovar, possibilitou nova experiência de um acampamento às crianças.

Foi no passado fim de semana (17 e 18 de junho) e incluiu um programa recheado de atividades subordinadas ao tema “Abraça as palavras, ajuda a criar um mundo sustentável”.

Organizada pela Associação de Pais, com o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas de Ovar, da ERSUC e dos pais, a iniciativa mobilizou a comunidade escolar e teve forte componente de educação ambiental, em que também saíram fortalecidos valores tão importantes como o trabalho de equipa, a união e a entreajuda dos alunos.

Segundo Cláudia Valente, uma das dinamizadoras das atividades realizadas, os alunos aderiram entusiasticamente, “tendo mostrado aquilo que sabiam e estiveram muito interessados nas matérias que não estavam bem consolidadas”.

No fundo, esta iniciativa “pretendeu potenciar o tema que as crianças desenvolveram ao longo do ano letivo, que tem a ver com a criação de um mundo mais sustentável”.

O acampamento começou com a apresentação de uma peça de teatro, no âmbito do projeto Faunas, que se dedica a levar a educação ambiental às crianças, através de pequenas dramatizações, e que deu o mote à temática posteriormente explorada, centrada na correta gestão dos recursos ambientais à disposição no Planeta.

Os temas abordados foram a política dos 3 R, a poupança de energia e a eficiência energética, “que fazem todo o sentido, só que, apesar de serem muito falados, ainda não estão suficientemente esmiuçados”.  

“Quando dinamizamos atividades com as crianças, é que temos a perceção de que há comportamentos e boas práticas que ainda não passaram à fase da ação”, pelo que nunca é demais.

Sobre a importância destas aprendizagens, Cláudia Valente assume que não devem ficar confinadas à escola, manifestando a esperança de que as crianças levem a mensagem para casa.

De acordo com a sua experiência, “estas iniciativas aproximam os alunos e criam uma relação ainda mais estreita com a escola, que eles até já têm, porque estão num estabelecimento de ensino que tem boas práticas e aproxima muito as famílias”.

Todos os que estiveram presentes acabaram por gostar da iniciativa e valorizar o esforço de quem a dinamizou.

No final, as crianças foram premiadas com um ecoponto doméstico, “precisamente pelo objetivo de partilhar com a família os conhecimentos e práticas de educação ambiental, para que isto possa dar os seus frutos, através de um trabalho continuado”, concluiu.

 

Texto: Hélder Ramos

Fotos: Hugo Costa

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®