domingo, 2 de Novembro de 2025  23:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-07-2017

Inquérito da Ciclaveiro diz que Aveirenses preferem traçado ciclável mais central.



Cerca de 89% dos utilizadores de bicicleta discorda do percurso proposto pela autarquia para a ciclovia entre a Estação e a Universidade de Aveiro. Os dados são avançados num inquérito realizado pela Ciclaveiro que colocou em equação três propostas alternativas.

A maioria dos 194 participantes num inquérito realizado pelo Ciclaveiro manifestou a sua discordância relativamente ao percurso pelo Centro de Congressos preferindo a via ciclável pela Avenida José Estêvão ou pela avenida de Santa Joana.

Esta ação da associação visava encontrar eco junto da autarquia e dos utilizadores e foi desenvolvida para dar voz a quem usa a bicicleta. A Ciclaveiro diz que não houve auscultação de utilizadores de bicicleta e de discussão pública de opções nesta intervenção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro.

O percurso 1 segue da Estação para a Av. Dr. Lourenço Peixinho - Pontes - Alboi - Rotunda do Hospital – Universidade; o percurso sai a da Estação para a Rotunda do Oita - Av. Santa Joana (Sé) - Rotunda do Hospital – Universidade; e o percurso 3 da Estação para a Rotunda do Pingo Doce - Centro de Congressos - Centro de Saúde - ISCA - Universidade.

Dos 194 inquiridos, 89% considerou que as opções para a construção de uma ciclovia que melhor servirá as deslocações entre a Estação, a Universidade e a cidade e que mais contribuirão para a promoção da mobilidade em bicicleta em Aveiro, são as mais centrais à cidade pela Av. Santa Joana e pela Av. Dr. Lourenço Peixinho. Apenas 11% defenderam o percurso 3 pelo Centro de Congressos, a solução avançada pela autarquia.

Mesmo para uma segunda opção de trajeto ciclável entre a Estação e a Universidade, 77% dos inquiridos considera que a escolha deveria recair no Percurso 1 ou Percurso 2.

De entre as três hipóteses de percursos apresentadas no inquérito, aproximadamente dois terços (67%) dos participantes considerou o Percurso 3 (pelo Centro de Congressos) ser mesmo a pior das opções.

Depois desta amostra, a Ciclaveiro desafia a Câmara de Aveiro a fazer o mesmo e promover um estudo de auscultação aos utilizadores de bicicleta - enquanto potenciais futuros utilizadores e principais interessados - na discussão das opções e na tomada de decisões acerca destes assuntos.

“A ausência da auscultação dos interessados aumenta o risco de serem tomadas decisões tecnicamente incorrectas e de numa cidade que tem acumulado atrasos nesta área, em lugar de serem criadas as condições desejáveis para a mobilidade em bicicleta em Aveiro, se estarem a desperdiçar recursos públicos em infraestruturas com utilidade limitada”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®