domingo, 2 de Novembro de 2025  02:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-01-2005

Conselho Nacional do CDS apresenta e aprova listas quarta


Eleições

O Conselho Nacional do CDS-PP vai apresentar e aprovar na quarta-feira a lista completa de candidatos a deputados às eleições legislativas de 20 de Fevereiro, disse à Lusa fonte democrata-cristã.

A reunião do Conselho Nacional, órgão máximo do partido entre Congressos, está marcada para o final do dia, num hotel em Lisboa.

O CDS-PP foi, até agora, o único partido que ainda não apresentou oficialmente qualquer candidato, enquanto PSD, PS e CDU já divulgaram todos os cabeças de lista dos 22 círculos eleitorais.

Os democratas-cristãos vão iniciar oficialmente a campanha eleitoral no próximo domingo, com um almoço em Santa Maria da Feira, que está a ser convocado por SMS e cujo objectivo é reunir mais de 2.000 militantes.

Nas legislativas de 2002, o CDS conseguiu eleger 14 deputados:

quatro por Lisboa, três pelo Porto, dois por Aveiro, um por Leiria, um por Santarém, um por Viseu, um por Setúbal e um por Braga.

Apesar de a direcção dos populares afirmar que as listas ainda estão a ser fechadas, notícias recentes têm dado conta da hipótese do líder do partido, Paulo Portas, trocar Aveiro por Viana do Castelo, onde o CDS falhou a eleição de um deputado em 2002 por cerca de 1.000 votos.

Na sua edição de sábado, o Expresso avançava com a possibilidade de o ministro das Finanças, Bagão Félix, ser o novo número um por Aveiro.

Nas últimas semanas, algumas estruturas concelhias e distritais do CDS-PP manifestaram a sua preferência sobre os seus candidatos, como Leiria que apontou o nome de Isabel Gonçalves (em 2002 foi Celeste Cardona a cabeça de lista) e Coimbra que apelou ao ministro do Ambiente Luís Nobre Guedes para que se candidatasse por este distrito.

O número um por Lisboa é também ainda uma incógnita, embora, de acordo com um dirigente democrata-cristão, possa repetir-se o cabeça de lista de 2002: o actual ministro do Turismo, Telmo Correia.

Outras repetições deverão acontecer em Braga, com o líder parlamentar Nuno Melo a ser o provável cabeça de lista, e Viseu, círculo pelo qual o deputado Anacoreta Correia já manifestou disponibilidade para se recandidatar, apesar de remeter a decisão para os órgãos próprios do partido.

No Porto, a mudança do cabeça de lista é quase inevitável já que o número um em 2002, Basílio Horta, assumiu entretanto as funções de embaixador na OCDE, sendo o nome do dirigente António Lobo Xavier o mais falado para liderar os candidatos por este círculo.

Em Setúbal, é provável uma mudança: Narana Coissoró poderá ceder o lugar de cabeça de lista a um membro da comissão executiva do partido.

Por Santarém, poderá ser o vice-presidente do CDS António Pires de Lima a liderar a lista dos populares, depois de em 2002 essa posição ter sido ocupada por Luís Duque.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®