domingo, 2 de Novembro de 2025  23:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-08-2017

Amigos do Museu elogiam resultados positivos da municipalização do Museu de Santa Joana.



A Associação dos Amigos do Museu de Santa Joana faz balanço aos dois anos de gestão municipal do equipamento cultural e dá nota positiva ao trabalho desenvolvido.

Define como “preponderante” o papel desempenhado pela Câmara de Aveiro no reforço da afirmação e visibilidade do Museu de Aveiro.

Alvo de um contrato de delegação de competências com a Secretaria de Estado da Cultura que colocou nas mãos da autarquia a gestão, o equipamento regista a subida de 23% nos públicos visitantes em linha com o aumento do turismo na cidade.

“Volvidos dois anos, é tangível a incorporação do Museu de Aveiro | Santa Joana numa estratégia integrada de promoção do turismo da cada vez mais apreciada Cidade dos Canais, tendo dado a conhecer o Museu de Aveiro | Santa Joana a um público cada vez mais vasto, traduzido num profícuo aumento na ordem dos 23% face ao período correspondente à anterior gestão”, refere nota da AMUSA.

O debate mantido há dois anos criou divisões entre quem defendia a classificação como Museu Nacional, sob a tutela direta do Governo, quem defendesse a manutenção na esfera da Direção Regional de Cultura do Centro e a opção que viria a vigorar de “municipalização”.

A AMUSA defende que há um “visível e quantificável aumento de visitantes” e que o desafio passa por dar “continuidade à defesa e promoção das notáveis coleções do Museu de Aveiro de temática ou função sacra que integram núcleos de pintura, escultura, talha, azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria”.

O espólio é considerado de relevância com peças que documentam épocas diversas, desde o século XV ao século XX, com destaque para o período barroco sendo referência nacional e internacional pela coleção do barroco nacional e ainda pelos Tesouros Nacionais que incorpora (Retrato de Santa Joana e o Órgão do Coro Alto bem como a Igreja de Jesus, classificada como Monumento Nacional).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®