domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-09-2017

Ribau Esteves fala em “recurso sistemático das restantes candidaturas, à demagogia, à insinuação e à mentira”.



A candidatura da coligação PSD/CDS-PP/PPM faz balanço à pré-campanha e a um mês do ato eleitoral regista da parte dos adversários o “recurso sistemático das restantes candidaturas, à demagogia, à insinuação e à mentira”.

Ribau Esteves, líder da candidatura Aliança com Aveiro, considera que o debate da RTP3, no passado dia 25 de agosto, confirma esta ideia. “A política tem de ser vivida com verdade e com rigor, e esse é um princípio de que não abdicamos”.

O autarca que apresenta a recandidatura lamenta, ainda, a destruição de “muitos materiais de campanha de rua” que vê como “alvo de vandalismo” tendo já assumido a denúncia às autoridades lembrando que numa democracia aberta e tolerante “estes atos têm de ser repudiados e denunciados, lutando todos para que não se repitam”.

A um mês de eleições o candidato passa a apresentar informação sobre o trabalho realizado, os objetivos traçados para um novo mandato e as principais propostas traçadas pelo Programa da Candidatura.

Realça a recuperação da liderança política e da “centralidade” de Aveiro na CIRA , na Associação Nacional de Municípios Portugueses e no Comité das Regiões da União Europeia.

Dentro da “obra feita” realça a “implementação de uma reforma organizacional” na Câmara com extinção de empresas municipais; a ativação dos novos Armazéns Gerais da Câmara; Pagamento em três anos de 45 milhões de euros da dívida total de 150 milhões de euros; a contratação para pagamento da restante dívida do empréstimo do Fundo de Apoio Municipal no valor de 85,5 milhões de euros (a 20 anos e com um juro de 1,75%); Pagamento de dívidas e pagamentos novos dentro dos prazos definidos.

O autarca destaca o recurso ao Fundo de Apoio Municipal como uma obrigação por ter uma dívida cerca de quatro vezes superior à receita e um quadro de “grave desequilíbrio financeiro”.

Sobre a polémica do aumento do IMI, no início de mandato, o autarca recorda que ao abrigo do FAM estava obrigado a colocar a taxa de IMI no valor máximo definido por Lei e que esteve até Abril de 2107 impedida de fazer despesa em muitas áreas, “restringindo-a a serviços públicos essenciais e pouco mais”.

Ainda assim lembra que foram concluídas intervenções de qualificação urbana na frente-Ria de São Jacinto, no largo da Escola de Azurva, no largo da Escola da Quintã do Loureiro, Cacia, no Parque de Merendas de Nariz (área de estacionamento) e em arruamentos de Aveiro.

Nas obras de maior dimensão destaca o Cais da Ribeira de Esgueira, o Cemitério de Oliveirinha (qualificação total), o Centro Municipal de Interpretação Ambiental, o Centro de Alto Rendimento de Surf em São Jacinto, o Complexo Desportivo de Taboeira (da ADT), a Escola de 1º Ciclo da Vera Cruz (ampliação e qualificação), o Nó de Ligação Rodoviária à A25 nas Agras do Norte, Esgueira, o Parque Ribeirinho do Carregal, o Parque Ribeirinho de Requeixo, a Rotunda do Botafogo em Verdemilho, Aradas, a Rotunda da EN235 na Póvoa do Valado/Mamodeiro, a Rotunda da Junqueira na EN 109, as USF´s de Esgueira e Cacia.

O autarca sublinha que ficam reformas na Educação e Ação Social com a concretização do Programa Municipal de Ação Educativa, a criação do Fundo de Apoio às Famílias e o relançamento do trabalho de equipa com as Juntas de Freguesia e o cumprimento do pagamento de valores devidos às Juntas.

O maior destaque vai para a relação com as associações que garantiram pagamento das dívidas e o relançamento dos apoios financeiros. Neste capítulo e apara além dos protocolos com os Bombeiros destaque para a melhoria de instalações nos Campos de Futebol do Barroca (na Póvoa do valado) e do Estrela Azul (em Cacia).

O investimento privado (Hospital da Trofa Saúde), as novas fábricas da A.Silva Matos, da Navigator/ex-Portucel e da OLI, a ampliação da Renault, a nova unidade de investigação da BOSCH, surgem como exemplo de que há “capacidade de conquista e de crescimento”.

A informação é divulgada como parte de uma estratégia de comunicação que chega ao eleitorado aveirense e que vai passar nos próximos dias pelos objetivos e propostas a submeter ao eleitorado.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®