domingo, 2 de Novembro de 2025  11:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-09-2017

Aveiro acolhe encontro internacional de alunos sobre alterações climáticas.



A Associação Portuguesa de Educação Ambiental está a promover o Encontro Internacional sobre Alterações Climáticas e Oceanos que reúne 120 estudantes e professores em Aveiro até 6 de setembro. As atividades decorrem na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro com jovens de várias regiões de Espanha, Portugal e México.

De Portugal participam delegações de escolas de Ílhavo, Aveiro, Viseu, Coimbra, Lisboa, Ermesinde e Faial. De Espanha há representantes das regiões da Galiza, Canárias, Madrid, Castilha e Leon, Andaluzia, entre outras, e do México vieram 10 alunos e 4 professores de escolas da Cidade do México.

Uma rede de escolas do ensino básico e secundário do projeto Climántica juntam-se a outro grupo de alunos e professores que fazem parte do projeto Europeu ERASMUS+ EduCO2cean que se encontra a decorrer entre setembro de 2016 e agosto de 2018.

Neste contexto associaram-se dois projetos tendo como produtos um Campus Juvenil Internacional Climántica com cerca de 80 estudantes e o Seminário de Professores EduCO2cean com cerca de 40 professores.

O projeto Climántica é coordenado por Francisco Soñora-Luna do IES Virxe do Mar e o Projeto Europeu EduCO2cean é coordenado por Joaquim Ramos Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Têm como objetivos analisar os marcos científico, social e de comunicação implicados no desenvolvimento do campus juvenil internacional; Analisar conteúdos, estratégias metodológicas e atividades que permitam articular projetos curriculares de comunicação científica e socioambiental sobre as alterações climáticas; Proporcionar contextos docentes – discentes inovadores; Procurar estratégias docentes transversais para superar barreiras e identificar as respostas educativas perante as alterações climáticas mais relevantes.

A ideia é que o sistema seja aplicado em toda a União Europeia, para transmitir à sociedade a importância da investigação nos impactes e mitigação das alterações climáticas no oceano, com enfâse especial no oceano Atlântico e no Mar Báltico, tendo como vantagem a liderança da União Europeia neste campo de conhecimento.

“Neste projeto, os alunos tornam-se investigadores que colaboram em projetos científicos. O impulso que EduCO2cean tem na liderança, no trabalho em equipa, ferramentas de comunicação e a formação científica rigorosa, irá permitir-lhes aprender mais, melhor e mais profundamente. O foco é chegarem a 2020 em melhores condições e com melhores oportunidades para trabalhar na sociedade do conhecimento que irá estimular uma economia europeia mais competitiva e ambientalmente mais respeitadora”.

O projeto desenvolve-se até 31 de Agosto de 2018.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®