domingo, 2 de Novembro de 2025  05:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-09-2017

"Já não se justifica, nem por ignorância, continuar a aprovar estes projetos" - Pedro Silva sobre ampliação de centro comercial.



A anunciada ampliação do centro comercial Glicínias não é consensual entre os especialistas em planeamento urbano. 

O projeto vai ser apresentado na próxima segunda-feira mas sabe-se já que o atual espaço vai ser ampliado em dois novos pisos e as acessibilidades serão melhoradas.

Pedro Silva, antigo presidente da Associação de Planeadores do Território, afirma que este tipo de operação já não tem justificação à luz de novos modelos de desenvolvimento para as cidades.

“Já não se justifica, nem por ignorância, continuar a aprovar estes projetos. Reduzir distâncias é uma das mais fundamentais medidas de sustentabilidade das cidades. Isto consegue-se com uma relação próxima entre a residência e a loja da rua ou do quarteirão. Perdem-se relações e sociabilidades , artificializando e encenando-se espaços públicos tentando imitar a cidade, só que absolutamente ascéticos. Deveria haver um movimento local que manifestasse o seu desagrado por estas aprovações insustentáveis para a cidade”, afirma o especialista na sua página de facebook.

A melhoria dos acessos está a ser encarada como a oportunidade de regenerar um projeto que na origem acabou por ficar "incompleto" e essa é uma das vantagens apontadas por quem defende esta operação.

O Centro Comercial Glicínias Plaza, em Aveiro, vai ser alvo de uma profunda requalificação e ampliação. Diz que procura responder “à crescente procura de marcas nacionais e internacionais”.

As obras, que se iniciam em Janeiro próximo e incluem a construção de dois novos pisos, deverão estar concluídas em Outubro de 2019. O valor do investimento total da obra, a cargo do grupo Vougainvest, proprietário do espaço, é de cerca de 40 milhões de euros.

A apresentação pública do projeto realiza-se no próximo dia 18 de setembro, às 11h30, no Museu de Santa Joana, em Aveiro, e contará com a presença do gerente do Grupo Vougainvest, Daniel Lafforgue, de Jorge Buco, diretor geral do Grupo, do arquiteto responsável pelo projeto, Vítor Pais, da Broadway Malyan, e do presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.

Atualmente com uma área bruta locável de cerca de 28 mil metros quadrados e 75 lojas, das quais se destacam o hipermercado Jumbo, sete salas de cinema NOS com 3D e as lojas de moda H&M e C&A, o Glicínias é um espaço contemporâneo e atrativo, tendo conseguido ao longo dos seus quase 18 anos de existência, marcar a diferença perante a concorrência e, em simultâneo, tornar-se um local habitual para milhares de famílias da região. Diariamente, visitam este centro comercial, em média, 23 mil pessoas.

Dentro de dois anos, e com o aumento da área bruta locável para 41 mil metros quadrados, o Glicínias passará a ser o maior centro comercial da cidade, estando prevista a abertura de mais 45 lojas para um total de 120 e a criação de mais 500 lugares de estacionamento. No total, serão 2.000 lugares gratuitos.

Mas as mudanças não serão apenas no interior do centro comercial. A zona envolvente beneficiará com esta obra, estando previstas a melhoria de algumas vias de comunicação, a criação de espaços verdes e a construção de um parque infantil.

O projeto é da responsabilidade da empresa Broadway Malyan. A LBM, além de gerir este centro comercial, é a responsável pela gestão do Foz Plaza, na Figueira da Foz, espaço que também pertence ao Grupo Vougainves

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®