domingo, 2 de Novembro de 2025  23:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-10-2017

Águas Boas e Vagos com incêndios ainda ativos. Escolas fechadas em Vagos e empresas em risco.



Canedo, Mealhada, Águas Boas e Santo André em Vagos registam ainda ocorrências ativas a esta hora da madrugada. Incêndios que deflagraram ontem e que com o calor e o vento acabaram por deixar um rasto de destruição no centro e norte de Portugal.

Seis pessoas morreram em concelhos do interior, estradas estiveram cortadas, entre as quais vias estruturantes como a A1 entre a Mealhada e Oiã devido ao incêndio de Águas Boas e estradas nacionais como a EN235 e a EN109.

Em Oiã, as chamas atingiram algumas empresas. Famílias da região a deixarem gritos de desespero nas redes sociais e os bombeiros sem mãos a medir para todas as ocorrências.

Um fogo que começou em Quiaios chegou ao concelho de Mira e utentes do Centro de Reabilitação Rovisco Pais foram deslocalizados.

O Primeiro-Ministro, António Costa, declarou calamidade pública em todos os distritos a norte do Tejo, num dia em que houve 523 ocorrências de incêndios e seis pessoas morreram.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil dizia no último balanço de domingo, às 22h, que estava perante o "o pior dia do ano" quanto ao número de ocorrências. O alerta vermelho foi prolongado até às 20 horas desta segunda-feira.

A queda das temperaturas, que ontem chegaram aos 35 graus, e os primeiros pingos de chuva permitem uma melhoria das condições de combate aos incêndios.

Já esta manhã, às 7h20, havia registo de uma centena de fogos ativos e mais de 4 mil homens no terreno. Ontem as ocorrências atingiram tal proporção que o presidente da Câmara de Aveiro ativou o Plano Municipal de Emergência. A zona nascente do Município foi afetada por focos de incêndio em diferentes locais.

Vagos seguiu o mesmo caminho e diz que tem estado entregue à sua sorte. O autarca de Vagos, Silvério Regalado, responsável pela pasta da protecção civil na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, explica que a preocupação é salvaguardar pessoas e bens mas adianta que momentos como os que estão a ser vivido exigem reflexão (com áudio). 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®