domingo, 2 de Novembro de 2025  23:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-10-2017

Filme sobre Al Berto em exibição no Aveirense.



O ciclo “Os Filmes das Nossas Terças” exibe “Al Berto” de Vicente Alves do Ó, com a presença do protagonista do filme, o ator Ricardo Teixeira, no Teatro Aveirense. O filme é sobre Al Berto (1948-1997) um dos grandes poetas portugueses do século XX.

Em vez de revisitar a narrativa do poeta, apaixonado pela noite, imagem que Al Berto ajudou a construir através do que deixou escrito, o realizador escolheu uma fase solar da vida do poeta, cheia de sonhos e ambições, logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, sob influência da cultura francófona, do rock inglês e americano e do espírito libertário que então se vivia.

Depois de ter estudado belas-artes na Bélgica, Al Berto regressa a Sines para testemunhar um país que se dizia livre no pós-revolução dos cravos. Estabelece-se numa antiga casa senhorial da família e lá cria uma comunidade artística que irá agitar, cultural e socialmente, a pacata cidade alentejana.

Este filme não é uma biografia do poeta, é antes uma evocação do período 1975-78, vivido em Sines, em que Al Berto teve como companheiro João Maria do Ó, irmão do realizador.

“Al Berto” é um filme sobre a afirmação cultural e de género, realizado por Vicente Alves do Ó, também ele sineense e amigo do poeta. O realizador é autor dos filmes de longa metragem "Quinze Pontos na Alma" (2011), "Florbela” (2012) e "O Amor É Lindo... Porque Sim!" (2016) e da curta metragem "Entre o Desejo e o Destino" (2005).

Ricardo Teixeira, José Pimentão, Raquel Rocha Vieira, José Leite, João Villas-Boas, Gabriela Barros e Ana Vilela da Costa dão vida às personagens.

O ator Ricardo Teixeira, que dá vida ao Al Berto, estará presente na sessão para falar com o público sobre o filme. Tendo-se estreado no cinema aos 25 anos, Ricardo Teixeira é natural do Porto, licenciado em teatro e cofundador do grupo teatral Silly Season.

Como habitual o público poderá assistir a uma curta-metragem. Nesta sessão será exibido “Mulher Sombra” um filme de animação de Joana Imaginário. Na última sessão de Outubro o público ainda poderá assistir a “Princess – O lado oculto de uma família” da israelita Tali Shalom-Ezer.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®