domingo, 2 de Novembro de 2025  02:43
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-01-2005

Recém-licenciadas em Design pela UA vencem concurso


Aveiro

Duas recém-licenciadas em Design pela UA, Catarina Simões e Ana João Silva, venceram o I Concurso de Design lançado pela Delta, sob o tema “Campanha de Natal da Delta Cafés 2004”.

Destinado a estudantes e recém-licenciados nas áreas de design e publicidade, este concurso tinha por objectivo o desenvolvimento conceptual e gráfico da campanha de Natal, a criação de uma assinatura e a sua aplicação em diversos suportes, tais como: página de imprensa, outdoor, pack de café, decoração de caneca e chávena, pacotes de açúcar, cartazes 50x70, decoração de caixa em cartão para oferta a fornecedores e colaboradores, postal de natal, envelope e enfeites de natal (destinados aos pinheirinhos oferecidos à restauração).

Entregues as propostas a 15 de Setembro de 2004, os resultados da 1ª fase foram conhecidos no dia 30 do mesmo mês. Entre os seis finalistas estavam Catarina Simões e Ana Silva, assim como uma outra aluna de Design da UA, Ana Catarina Sobral. Terminada a fase de exposição oral dos trabalhos pelos seis finalistas, na sede da Delta, em Campo Maior, a boa nova chegou em Outubro. Catarina Simões e Ana João Silva tinham sido as grandes vencedoras, com a atribuição de um prémio no valor de 4000 euros. “Como parte do prémio, a Delta decidiu ainda oferecer duas máquinas de café à Universidade do grupo vencedor, pelo que a Universidade de Aveiro foi a contemplada”, adiantam.

A proposta vencedora

O ponto de partida da proposta/mensagem natalícia de Catarina Simões e Ana João Silva baseou-se nos princípios de causa e responsabilidade social e de compromisso ambiental, patentes na missão da Delta.

“Desenvolvemos a campanha, nomeadamente os elementos de maior impacto social (média) de modo a sensibilizar a sociedade, fazendo-a reflectir sobre questões pertinentes do interesse público. Optámos por uma das questões ambientais mais problemáticas que o país atravessa - os incêndios florestais. Assim, recorremos a um ícone desta quadra - o pinheirinho de Natal - fazendo a analogia entre este e a situação actual anteriormente referida, aproveitando uma época de maior sensibilidade, reflexão e balanço para todos”, explicam.

“Como elemento figurativo que representa o pinheirinho de Natal, recorremos ao símbolo triangular existente no logótipo da marca Delta, de modo a que o público-alvo fizesse a associação da mensagem implícita nos suportes à marca em questão. Nos restantes suportes optámos por mensagens de carácter mais íntimo e personalizado, de modo a que cada cliente Delta se sentisse especial e destinatário das mesmas mensagens.

Catarina Simões e Ana João Silva contam, ainda, que recorreram à estrela de Natal como símbolo mágico e celestial da época: “a estrela como elemento de orientação que ilumina, guia, aquece, fascina e até concretiza desejos do mundo imaginário; um elemento especial que transporta uma mensagem especial numa ocasião também especial. A estrela do desejo Delta - votos feitos de um modo sublime, reforçando o desejo da marca em estar presente no Natal do seu público-alvo”.

Outro dos elementos utilizados nesta campanha pelas antigas alunas da UA foi o pinheirinho de Natal, simbolizado pela silhueta e cor do símbolo Delta, com a mensagem textual disposta de maneira a que se identifique o tronco: Este ano a Delta Cafés quer fazer parte do seu Natal.”.

As vencedoras

Catarina Simões e Ana João Silva têm ambas 24 anos. Licenciaram-se em Design - ramo industrial na UA, em 2002/2003, e actualmente têm vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos como freelancers.

À notícia de que tinham sido as grandes vencedoras do concurso reagiram com um enorme entusiasmo: “Foi uma experiência bastante interessante e motivadora que nos deu mais força para avançarmos para um projecto que já tínhamos em mente há algum tempo: começarmos a trabalhar por conta própria. A duodesign está ainda em fase de arranque, pois falta-nos alguma experiência e o apoio financeiro necessário a quem está a dar os primeiros passos no lançamento de um gabinete de design".

fonte:
http://www.ua.pt/uaonline


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®