domingo, 2 de Novembro de 2025  02:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-01-2005

Renovadores comunistas justificam candidatura pelo BE em Aveiro


Eleições

Os renovadores comunistas que integram a lista por Aveiro do Bloco de Esquerda (BE) consideraram hoje que a sua participação pode ser importante para aumentar os votos e deputados daquele partido e para "derrotar a direita".

A explicação foi dada hoje em Espinho, numa conferência de imprensa, pelos membros da Renovação Comunista que integram a lista do BE pelo círculo eleitoral de Aveiro, António Teixeira Lopes, Saudade Teixeira Lopes e Rui Lima Jorge.

"Não sabemos se vamos reforçar o Bloco de Esquerda, nem temos a veleidade de dizer que o seu crescimento se ficará a dever à nossa candidatura, mas esperamos que a nossa contribuição possa ser importante para aumentar o número de votos e de deputados", disse António Teixeira Lopes.

Segundo aquele renovador comunista, a participação na lista de candidatos do BE às legislativas de 20 de Fevereiro visa "contribuir para a derrota da direita, de molde a permitir que na Assembleia da República se crie uma maioria de esquerda, que possa ser alternativa".

A conferência de imprensa de Espinho foi convocada para "clarificar a posição" dos renovadores, que se assumem como comunistas, perante os eleitores.

"Ninguém pode tirar-nos essa condição", afirmou Teixeira Lopes, em resposta a críticas do secretário-geral do PCP, Jerónimo Sousa, à participação de renovadores comunistas nas listas do Bloco.

A 9 de Janeiro, num comício na Moita, Jerónimo de Sousa acusou o BE de se transformar em "depósito geral de adidos, recolhendo velhas insatisfações, zangados com a vida e frustrados com a situação", numa referência aos renovadores comunistas.

"Saímos do PCP por dissonância ideológica, sobretudo quanto ao funcionamento interno que ficou patente no último congresso.

Respeitamos o PCP, que continuará o seu caminho e nós o nosso", reagiu Teixeira Lopes.

Aquele membro da renovação comunista salientou que a participação na lista do BE é feita a nível individual, conforme a discussão havida no seio do movimento renovador e o acordo entre os candidatos e o Bloco, com autonomia para defenderem as suas ideias.

"O programa eleitoral do Bloco é, na generalidade, semelhante às nossas ideias e não conflitua com as nossas posições", justificou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®