domingo, 2 de Novembro de 2025  00:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-12-2017

Teatro Aveirense exibe Documentário sobre vida de Zeca Afonso.



O Teatro Aveirense exibe, esta terça, o filme “Rosas de Ermera”. Um filme de Luís Filipe Rocha sobre a história da família de Zeca Afonso.

Esta terça dia 12 de Dezembro, pelas 21h30 no Teatro Aveirense, na sessão de Os Filmes das Nossas Terças será exibido filme sobre a história da família de Zeca Afonso num documentário rico em emoções. Uma história esquecida da vida do ícone da música portuguesa José Afonso (1929-1987), o mesmo José Afonso dos Santos que estava em Coimbra e não teve notícias dos pais durante três anos.

A história do filme começa em Moçambique, onde vivia a família Afonso Santos: o pai, a mãe e os três filhos – João, Zeca e Mariazinha.

Nas memórias, o “período africano” é visto como uma espécie de paraíso na terra ou paraíso perdido. O pai, juiz, decide aceitar a colocação em Timor Leste e os caminhos bifurcam-se. Mariazinha parte com os pais, enquanto os irmãos são enviados para Coimbra, para casa de uma tia. Vivências opostas. E muito atribuladas.

A eclosão da Segunda Guerra Mundial virá separar a família durante alguns anos, com os pais e Maria a serem eventualmente internados nos campos de concentração criados pelos japoneses em Timor-Leste.

É uma pequena história "perdida" na grande história da relação entre Portugal e Timor, que o realizador Luís Filipe Rocha, conta neste documentário, cujo título vem das rosas daquela localidade timorense.

O realizador que em 1980 realiza “Cerromaior”, em 1955 filma “Sinais de Fogo” e em 1996 realizou “Adeus, Pai”, o seu maior êxito de bilheteira. Em 2000 segue-se “Camarate”, o seu filme de maior impacto junto do público. Em 2003, “A Passagem da Noite” e em 2006 “A Outra Margem”.

Como habitual o público poderá assistir a uma curta-metragem. Nesta sessão será exibida a animação “Esperância” de Cláudio Jordão.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®