domingo, 2 de Novembro de 2025  22:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-12-2017

Associações Académicas em alarme com exigência da DGES a alunos bolseiros.



Associação Académicas preocupadas com o facto de estar a ser exigido aos estudantes bolseiros deslocados que frequentam o Ensino Superior o pagamento de alojamento e apresentação de respetivos comprovativos até afinal do mês.

Segundo a missiva enviada aos Serviços de Ação Social, os estudantes que não tivessem as suas dividas saldadas perante as Instituições, corriam o risco de ver reduzido a zero euros o complemento de alojamento em conjunto com um acerto de contas que poderia resultar numa diminuição drástica no valor da bolsa de estudos.

Dizem que a tomada de posição por parte da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) não apresenta, até ao momento, “qualquer enquadramento legal, pelo que é repudiada” pelos vários presidentes das estruturas subscritoras de um comunicado emitido esta noite em que criticam ainda o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por não ter até ao momento previsto esta situação.

“É exigida a reversão das orientações dadas às Instituições, assim como uma resposta por parte do MCTES e da DGES”.

Este procedimento estará a ser justificado pela DGES na “sequência da prestação de contas perante os fundos comunitários que financiam a Ação Social”.

A missiva enviada aos Serviços de Ação Social indicava que os bolseiros, que não tivessem saldadas as suas dívidas perante as Instituições, teriam o complemento de alojamento reduzido a zero euros e a possibilidade de ser efetuado um acerto de contas que poderia resultar em diminuição drástica no valor da bolsa de estudos.

As estruturas subscritoras são a Associação Académica da Universidade de Aveiro, Associação Académica de Lisboa, Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica da Universidade de Trás-os–Montes e Alto Douro, Federação Académica do Porto e Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico.

Dizem os dirigentes que é mais um sinal do “desinvestimento verificado no Ensino Superior, em particular da Ação Social em Portugal, que depende ao momento de fundos europeus, reduzindo cada vez mais a responsabilidade do estado no apoio aos estudantes carenciados e colocando ainda mais pressão no orçamento das famílias portuguesas”.

“Acima de tudo condicionando o futuro da frequência do Ensino Superior em Portugal”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®