domingo, 2 de Novembro de 2025  05:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-01-2018

Gil Eanes celebra 20 anos como Navio Museu e ilhavenses juntam-se à festa.



A Fundação Gil Eannes assinala o 20º Aniversário da chegada do navio-hospital Gil Eannes a Viana do Castelo e na lista de convidados inclui homens das letras e artesãos do concelho de Ílhavo.

Apesar da efeméride ser no dia 31 de janeiro de 2018, por questões de agenda e protocolo, o evento vai ocorrer dia 3 de fevereiro, sábado, com figuras da cultura marítima e a presença da Ministra do Mar.

Às 16h há sessão solene comemorativa e apresentação do livro “Os navios da pesca à linha” escrito pelo canadiano Jean Pierre Andrieux.

Uma obra obrigatória na leitura de quem aprecia a temática marítima e a odisseia dos portugueses pelos mares da Terra Nova e Gronelândia, com fotos inéditas da “Faina Maior”, levada a cabo pela frota branca portuguesa.

Segue-se a aabertura das Exposições “ St. Jonh’s – Regaço de Navios e Pescadores”; “Navios construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau”.

Uma forma de conhecer os vinte cinco grandes navios que foram construídos em Viana do Castelo especificamente para a pesca do bacalhau – Sala de Exposições temporária e “Uma Viagem no Tempo – Navios, Equipamentos, Instrumentos e Palamenta”. Manuel Mário Bola, da Gafanha da Nazaré, assina uma exposição de miniaturas.

É o dia de abertura de novos espaços museológicos - Enfermaria com Altar; Gabinete do Enfermeiro de Vela e 3 camarotes dos enfermeiros.

A sessão contará com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, bem como do Presidente da Fundação Gil Eannes, José Maria Costa entre outros convidados.

O Navio Museu tem sido apresentado como central na faina maior pelo apoio que garantiu às campanhas e muitos são os nomes ilhavenses que testemunham o "orgulho" pela recuperação. Senos da Fonseca, Vitorino Ramalheira e Valdemar Aveiro elogiam o projeto que já está acima das 80 mil visitas anuais.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®