domingo, 2 de Novembro de 2025  10:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-02-2018

Câmara de Ílhavo fechou acordo com a Ordem dos Médicos Veterinários para a "promoção da saúde e bem-estar animal". PS votou contra esta decisão.



A Câmara de Ílhavo já fechou o acordo com a Ordem dos Médicos Veterinários para a "promoção da saúde e bem-estar animal, da saúde e segurança pública".

É "mais uma peça no esforço para adaptar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo às normas da Lei com destaque para as campanhas de esterilização de animais abandonados, errantes e de companhia".

O Protocolo estabelecerá um Programa de apoio de cuidados primários médico veterinários para animais em risco no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco.

O Cheque Veterinário "prevê comparticipações que variam entre os 13,00 e os 100,00 euros e visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas".

As atividades abrangidas pelo Plano de Cuidados de Saúde Veterinária (PCSV) respeitam a “animais errantes capturados pelo CROACI, as colónias de gatos sob a responsabilidade da autarquia e os animais de famílias carenciadas devidamente identificadas pela Câmara Municipal, através de um programa plurianual de vacinação, a identificação eletrónica dos animais, intervenções cirúrgicas reprodutivas e outros tratamentos em função de identificação de necessidades de tratamentos”.

O PS votou contra por considerar que a contratação externa deste serviço não é a melhor solução. Sérgio Lopes defende que a autarquia "segue um caminho de respostas avulsas quando já deveria saber que resposta virá da nova estrutura de canis da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro".

Fernando Caçoilo defende que a solução "foi trabalhada em conjunto" com a Ordem dos Médicos Veterinários. O autarca de Ílhavo admite atraso na implementação da medida mas refere que "o universo de animais" em lista de espera, cerca de 20, garante desta forma a resposta mais eficaz. (com áudio)

A autarquia revelou ainda que está a fazer consultas ao mercado para encontrar resposta para a recolha de animais errantes.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®