domingo, 2 de Novembro de 2025  18:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-03-2018

Projeto de mobilidade reúne especialistas em Águeda e Aveiro.



Municípios da Região de Aveiro participam em projeto Europeu de Mobilidade Urbana e Águeda surge como um dos pólos dessa presença.Decorreu entre os dias 15 e 16 de fevereiro, em Estocolmo, Suécia, uma reunião de trabalho no âmbito do projeto europeu CISMOB -  Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility. 

Estiveram presentes representantes do município, assim como os demais parceiros, Universidade de Estocolmo, Sistemas Inteligentes de Transportes - Roménia, Autoridade Metropolitana dos Transportes de Bucareste e stakeholders.

O projeto CISMOB tem como visão principal potenciar a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na mobilidade urbana como forma de promover a redução da pegada de carbono e aumentar a sustentabilidade das zonas urbanas, através de uma otimização na eficiência do sistema de transportes. 

Este projeto, liderado pela Universidade de Aveiro, tendo como objetivo central melhorar a aplicação das políticas regionais e programas de mobilidade.Decorrente da 1.ª fase do projeto CISMOB, o Município de Águeda irá igualmente avançar com um projeto-piloto que replicará no território Aguedense algumas destas práticas e soluções tecnológicas, colocadas ao serviço de uma mobilidade mais sustentável dos cidadãos.

A reunião de trabalho realizada integra o programa de troca de conhecimentos e experiências entre os parceiros (Staff Exchange) e permitiu a realização de visitas de estudo a projetos e boas práticas no âmbito da mobilidade. 

Reuniu diversas entidades em Estocolmo e promoveu a discussão sobre o desenvolvimento das TIC nos transportes públicos, contribuindo para uma mobilidade com baixo carbono e, no futuro, com recurso a automatismos de condução.

Na próxima semana haverá encontro em Aveiro sobre o mesmo projeto com a realização da 3ª Conferência Temática “Intelligent transport systems - from science to policy and from policy to real world”, a decorrer na Universidade de Aveiro a 7 de março, e o 3º Seminário de Capacitação “Promoting soft and connected mobility”, a decorrer no Centro das Artes de Águeda a 8 de março. As inscrições terminam esta quinta (1 de Março).

No primeiro dia do Evento CISMOB pretende-se criar um espaço de discussão de políticas e medidas técnicas para melhorar o transporte rodoviário, refletindo sobre todas as vantagens da disponibilização de dados por parte de operadores de transportes públicos. 

O segundo dia é dedicado à promoção de modos suaves e amigos do ambiente, dando particular atenção ao uso de bicicleta e veículos elétricos.

Destacam-se as presenças do Secretário de Estado e Adjunto do Ambiente, José Gomes Mendes, da presidente da CCDR-Centro, Ana Abrunhosa, do especialista em ITS, Brian Masson, do consultor de mobilidade, Robert Stussi, do investigador do RISE Viktoria Sweden, Daniel Rudmark, e da investigadora do Urban ICT Arena, Petra Dalunde.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®