domingo, 2 de Novembro de 2025  23:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-04-2018

Capela da Vista Alegre abre portas, esta quarta, em dia internacional dos monumentos e sítios.



A Capela da Vista Alegre tem programação especial para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Classificada como Monumento Nacional desde 1910, a Capela Nossa Senhora da Penha, situada no complexo da fábrica da Vista Alegre, celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, esta quarta, com uma programação especial de visitas ao templo religioso do século XVII.

“Património para gerações” foi o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios para o ano de 2018, reconhecendo a importância de partilhar histórias e encorajar a transferência de conhecimento intergeracional como etapas cruciais no desenvolvimento cultural, e como elementos definidores da experiência humana desde tempos imemoriais.

No âmbito desta efeméride, aquela que é conhecida como a Capela da Vista Alegre, dedicada a Nossa Senhora da Penha, estará de porta abertas no dia 18 de Abril, entre as 10h e as 18h, sendo possível realizar visitas guiadas de entrada livre às 10h45, 11h45, 15h, 16h, 17h e 18h.

A par das visitas, no sábado 21 de abril, pelas 17h, irá realizar-se a primeira sessão de um ciclo de conversas intitulado “Modos de Ver”, que têm como objetivo promover olhares cruzados sobre as coleções e a herança histórica e cultural da Vista Alegre.

A sessão será também dedicada à Capela da Nossa Senhora da Penha de França, numa abordagem que se irá focar no património religioso e conta com Hugo Calão e Sílvia Ferreira como convidados.

Hugo Calão é Mestre em História e Património Mediação Patrimonial pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

É membro da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Aveiro e colaborador na Diocese de Aveiro como técnico superior. É ainda colaborador do Gabinete do Património da UMP (União das Misericórdias de Portuguesas) no estudo e inventário artístico dos bens culturais móveis e imóveis de Misericórdias no distrito de Aveiro.

Sílvia Ferreira é Doutora em História na especialidade de Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras de Lisboa, com dissertação dedicada ao tema: “A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720).

Atualmente é investigadora de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com projeto intitulado: “Presença, Memória e Diáspora: Destinos da arte da talha em Portugal entre o Liberalismo e a actualidade”.

É membro integrado do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®