domingo, 2 de Novembro de 2025  18:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-04-2018

Câmara de Ílhavo com saldo positivo de 3 milhões de euros. Debate sobre redução do IMI lançado na Gafanha da Nazaré.



O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou o Relatório e Contas referente ao exercício da Autarquia no ano de 2017 com exercício líquido positivo de 2,9 milhões de euros e redução da dívida bancária em 17,9% para 10.5 milhões de euros.

Quanto à dívida a fornecedores está em 3 milhões de euros valor que a maioria considera “equilibrado e ajustado à realidade do Município”.

O montante total da receita de 2017 (receita do exercício do ano mais a integração do saldo de 2016), foi de 23.2 milhões, atingindo a percentagem de execução de 85,10, acima da percentagem indicativa prevista na Lei das Finanças Locais.

No que respeita à despesa o valor pago em 2017 foi de 22.2 milhões, sendo distribuída pela despesa corrente de 14.1 milhões e pela despesa de capital, designadamente de investimento no valor de 8 milhões evidenciando, segundo a maioria, “uma grande capacidade de controlo de custos e um considerável valor de investimento, tendo o nível de execução financeira da despesa paga atingido os 85,25%”.

Quanto às Grandes Opções do Plano, e respetivo Orçamento, a sua execução financeira foi de 12 milhões correspondendo uma taxa de realização de 95,03%.

A autarquia fala em nível de investimento “bastante significativo” com projetos como o PEDU, a empreitada de Alteração Viária da Rotunda da Barra, o Centro Escolar da Gafanha da Aquém, a Requalificação da Escola da Marinha Velha, o novo Quartel da GNR de Ílhavo, a Casa da Música da Gafanha da Nazaré, a Casa Mortuária da Gafanha do Carmo, a Remodelação e Conservação do Parque Escolar, a Requalificação do Largo da Bruxa na Gafanha da Encarnação, a Rede de Drenagem de Águas e Resíduos Pluviais da Gafanha da Nazaré, a Requalificação de diversas pracetas e parques de estacionamento, requalificação de vias municipais, entre outros.

A autarquia afirma que os documentos refletem uma forma de gestão que aposta em “crescimento sustentável” num quadro de “oferta de ações e serviços de qualidade e modernidade”.

“Os resultados financeiros alcançados espelham um trabalho afincado e uma gestão séria, resultando numa estabilidade financeira e redução de dívida que tiveram como corolário a saída antecipada do Pacto de Ajustamento Financeiro a que o Município estava sujeito desde 2012”, realça Fernando Caçoilo.

O debate sobre o relatório e contas da Câmara de Ílhavo concentrou-se na análise de condições para baixar a taxa de IMI.

O PS diz que a recuperação financeira dá margem para conseguir assegurar essa folga. Realça a captação de receitas como estando a superar as expetativas mas a maioria considera que o momento vivido em Portugal não é, em si, garantia de que será sempre assim.

A reunião de vereadores na Junta da Gafanha da Nazaré foi momento para Sérgio Lopes apelar à redução para a taxa mínima. O líder da oposição vê condições para essa opção (com áudio)

Fernando Caçoilo explica que o tempo dirá se há condições para essa redução mas assume que a existência de folga abre caminho à redução da taxa. Ainda assim o autarca pede prudência por entender que o país ainda não está a salvo da crise (com áudio).

A reunião de Câmara fica marcada pela intervenção do presidente da Junta de São Salvador. No dia em que se assinalavam os 17 anos da elevação da Gafanha da Nazaré a cidade, o autarca pediu a palavra para falar na reunião no tempo dedicado ao público.

João Campolargo diz que fica feliz por saber que cobertura da rede de saneamento na Gafanha atinge os 100% mas lembra que a sede de concelho ainda não tem a rede completa (com áudio).

Um dia aproveitado pela Junta de Freguesia para deixar apelo público à recuperação do edifício da extensão de saúde que tem sérios problemas de infiltrações.

Os cidadãos apelaram diretamente à Câmara de Ílhavo para criar um museu que englobe espólio dedicado à ria, ao mar, à agricultura e à indústria. Fernando Caçoilo admitiu como prioritária a valorização da Casa Gafanhoa como espaço museológico.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®