domingo, 2 de Novembro de 2025  10:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-05-2018

Ílhavo: PSD defende contas de 2017 e diz que oposição ficou em "desnorte".



A Comissão Política concelhia do PSD de Ílhavo assume relatório e contas como símbolo de “rigorosa gestão financeira do Município” e diz que as divisões na bancada do PS confirmam que o Executivo liderado por Fernando Caçoilo está a baralhar o principal partido da oposição.

Repete declarações do autarca e afirma a saída antecipada do "Pacto de Ajustamento Financeiro" como espelho do sucesso dessa governação.

Documentos aprovados,a na sexta, em Assembleia, com 13 votos favoráveis do PSD, 9 abstenções das bancadas do PS, BE e CDS e 3 votos contra de Deputados socialistas.

A concelhia PSD regista a “discrepância” de sentido de voto entre a Vereação do PS de Ílhavo na Câmara Municipal e o sentido de voto da bancada socialista na Assembleia Municipal.

“O que é o expoente desse desnorte político-partidário é termos constatado que na própria bancada do PS de Ílhavo da Assembleia Municipal o sentido de voto tenha sido diferenciado entre a abstenção e o voto contra na aprovação do Relatório e Contas de 2017, o que significa, tão somente, uma evidente falta de consolidação de estratégia e visão política para o Município de Ílhavo”.

A estrutura liderada por Carlos António Rocha vai mais longe e diz ter presenciado uma “retórica surreal” em que se faz a “defesa explícita da brutal carga de impostos aplicada por este Governo como algo de muito positivo e a acusação da aplicação no Município da atual taxa de IMI (que desceu 6,25% este ano e que teve sempre a promessa eleitoral do PSD de ajustar o valor sempre que as condições o permitam) como algo muito negativo”.

A Câmara de Ílhavo conclui 2017 com mais uma redução da dívida bancária de médio e longo prazo (menos 17,92% em relação a 2016) atingindo o valor de 10.5 milhões de euros. A dívida a fornecedores, incluindo as faturas em receção e conferência, rondam os 3 milhões de euros num quadro que o PSD define como “perfeitamente equilibrado e ajustado à realidade do Município”.

As taxas de execução de receita e despesa e o investimento são colocados como símbolo de uma gestão “rigorosa” e o resultado líquido do exercício de 2017, no valor 2.9 milhões, como marca de “eficaz gestão financeira” e “bom equilíbrio orçamental”.

As críticas do PS estiveram centradas nos níveis de investimento mas a maioria afirma-se confortável com a execução da despesa.

“No que respeita à despesa o valor pago em 2017 foi de 22.213.136,96 euros, sendo distribuída pela despesa corrente de 14.179.210,44 euros, e pela despesa de capital, designadamente de investimento no valor de 8.033.926,52 euros, evidenciando uma grande capacidade de controlo de custos e um considerável valor de investimento, tendo o nível de execução financeira da despesa paga atingido os 85,25%”.

Quanto às Grandes Opções do Plano, e respetivo Orçamento, a sua execução financeira foi de 12 milhões, correspondendo uma taxa de realização de 95,03%, com várias empreitadas emblemáticas como a Rotunda da Barra, o Centro Escolar da Gafanha da Aquém, a Requalificação da Escola da Marinha Velha, o novo Quartel da GNR de Ílhavo, a Casa da Música da Gafanha da Nazaré, a Casa Mortuária da Gafanha do Carmo, a Remodelação e Conservação do Parque Escolar, a Requalificação do Largo da Bruxa na Gafanha da Encarnação, a Rede de Drenagem de Águas e Resíduos Pluviais da Gafanha da Nazaré, a Requalificação de diversas pracetas e parques de estacionamento, requalificação de vias municipais, entre outros.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®