domingo, 2 de Novembro de 2025  05:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-05-2018

Ideia de negócio propõe pulseira eletrónica de alertas para diabéticos.



Uma pulseira eletrónica que dá um alerta quando um diabético está a ter uma crise de hipoglicémia foi o projeto vencedor da 4.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio e Inovação Social do Município de Albergaria-a-Velha.   Desenvolvido pelas alunas Marta Ribeiro, Mafalda Loureiro e Paula Cruz, do 1.º ano do curso de Animação Sócio-Cultural, a ideia Angel D visa permitir um socorro mais rápido e eficaz às pessoas diabéticas quando os seus níveis de glicémia podem trazer graves repercussões à sua saúde. O projeto contou com o apoio de mentores da empresa TecLife.  Em segundo lugar ficou a ideia All Clean, um novo utensílio do cozinha, feito de silicone, para melhor limpar resíduos alimentares de taças e panelas. O projeto, concebido pelas alunas Daniela Silva, Margarida Bastos e Sílvia Costa, do 2.º ano do curso de Comércio, contou com apoio de A Filha d’ Alice.  Finalmente, para o terceiro lugar o júri selecionou a ideia HOMElessON, uma carrinho de apoio para os sem-abrigo, com várias funcionalidades práticas para o seu dia-a-dia.

O projeto foi criado pelos alunos Paulo Silva, Rúben Ferreira e Lucília Silva, do 1.º ano do curso de Multimédia, e contou com mentores da empresa Prismafer. O HOMElessON recebeu, ainda, o prémio de Inovação Social, atribuído pela primeira vez na edição deste ano.   Todos os estudantes vencedores são de cursos profissionais lecionados na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.  O Concurso de Ideias de Negócio e Inovação Social de 2018 contou com 49 projetos concorrentes, tendo sido selecionadas 12 ideias para a sessão final que decorreu na noite de 4 de maio, no Cineteatro Alba.

Para selecionar os vencedores, o júri avaliou cada ideia de acordo com os seguintes critérios: inovação social, inovação da ideia, exequibilidade da ideia, estruturação da ideia, impacto do projeto para a região e desenvolvimento da ideia.   O júri foi constituído por José Valente, da SEMA – Associação Empresarial, Sandra Barnabé, da Associação Jovens Empreendedores de Albergaria, Susana Carvalho, da Associação Industrial do Distrito De Aveiro, José Gomes, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Miguel Gonçalves, Diretor da GesEntrepreneur e Eva Andrade, da Unidade de Transferência e Tecnologia da Universidade de Aveiro. 

Os prémios para os melhores projetos são missões de empreendedorismo na região de Aveiro (3.º prémio - 1 dia), Porto (2.º prémio - 2 dias) e Lisboa (1.º prémio - 3 dias). O novo prémio de Inovação Social é igualmente uma missão de empreendedorismo, com a duração de um dia.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®