domingo, 2 de Novembro de 2025  15:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-05-2018

Tecnologia de Sever do Vouga aplicada no caiaque de surfski mais leve do mundo.



O caiaque de surfski mais leve do mundo é feito em Portugal com tecnologia produzida no VougaPark-Centro de Inovação, em Sever do Vouga. Construído com fibra de carbono reforçada de grafeno, o caiaque é fruto da parceria entre a Graphenest e a Sipre.

A Sipre-Sociedade de Plásticos Reforçados de Esposende, empresa que se dedica à construção e comercialização de caiaques desde 1898, lançou o desafio à Graphenest-Advanced Technology, que desenvolve tecnologias inovadoras baseadas no grafeno. O resultado foi a otimização de um modelo já existente, o “Ackua 575”, que agora pesa apenas 9,3Kg, com todos os acessórios incluídos.

Além do peso, destaca-se, entre as vantagens, a melhor resistência mecânica e química, assim como a durabilidade. Características fundamentais para os caiaques de surfski.

Nesta nova vertente da canoagem, os equipamentos são desenvolvidos especificamente para a prática no mar, em que se privilegia os percursos downwind, com vento e ondulação a favor, de forma a atingir maiores velocidades, daí a importância do peso e da resistência dos materiais utilizados, o que faz com que o grafeno seja uma excelente opção.

A versão otimizada do “Ackua 575” foi apresentada pela primeira vez em Boston, durante um evento inserido no programa de aceleração da TechStars, do qual a Graphenest fez parte. A apresentação contou com a participação de cerca de 500 pessoas, incluindo a Força Aérea dos EUA e o US Business Angels.

Apesar dos excelentes resultados já conquistados, o modelo encontra-se ainda em fase de testes e desenvolvimentos. Num futuro próximo, a Graphenest espera implementar novas melhorias no modelo.

Criada em julho de 2015, após um investimento da Portugal Ventures, a sede das operações da Graphenest-Advanced Nanotechnology é em Sever do Vouga, mais precisamente no VougaPark-Centro de Inovação, que tem acompanhado a empresa desde o primeiro momento.

Os seus fundadores são Bruno Figueiredo, diretor científico e doutorado em Engenharia Química, Rui Silva, diretor técnico e mestre em Engenharia Química, e Vítor Abrantes, administrador e licenciado em Tecnologia e Design do Produto.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®