domingo, 2 de Novembro de 2025  10:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-05-2018

1.º Campeonato Europeu de Minigolfe para Surdos é na Costa Nova.



A Associação dos Surdos de Águeda é parceira do Clube de Minigolfe da Costa Nova com o apoio da Federação Europeia de Minigolfe na organização "inédita" do 1.º Campeonato Europeu de Minigolfe para Surdos, nos dias 25 e 26 de Maio, nas Pistas do Clube de Minigolfe da Costa Nova. A "concretização deste sonho", no ano em que a ACSA comemora o seu aniversário de maioridade (2000-2018) advém da participação dos atletas Tiago Melo (medalha de bronze) Amadeu Costa (7.º lugar) no 1.º Campeonato do Mundo de Minigolfe para Surdos , realizado a 11 e 12 de Setembro do ano passado, na Croácia, como representantes de Portugal. Os muitos pedidos feitos, por algumas seleções presentes, para visitarem Portugal foi o grande motivo para entrar nesta aventura só possível com a grande experiência do Clube de Minigolfe da Costa Nova suportado com o apoio das Federações de Minigolfe de Portugal, Europa e Mundial que estarão também presentes em Portugal durante o Campeonato".

A Associação de Surdos de Águeda iniciou a formação em Minigolfe no ano de 2016 numa parceria com o CMCN, e o apoio financeiro do INR (Instituto Nacional de Reabilitação) com o projeto Taco a Taco - Inclusão Saudável. A partir daí "o número de pessoas surdas que experimentam a aprendizagem do minigolfe tem crescido e algumas dessas pessoas tem demonstrado boas aptidões para a modalidade" e, por isso, tem combinado a formação com um misto de aprendizagem e competição participando em alguns torneios de minigolfe chegando a obter vários troféus: Amadeu Costa vence Taça de Portugal na categoria especial, em Barcelos e o Minigolfe Tour 2017 e Tiago Melo a medalha de bronze no mundial.

A seleção que representa Portugal é formada só com atletas da ACSA "e isso aumenta a responsabilidade e as despesas inerentes a uma participação numa prova internacional". A ACSA e os seus parceiros assumiram essa responsabilidade "porque era importante promover e premiar a dedicação dos atletas e dar-lhes igualdade de oportunidades de sentirem o orgulho de serem representantes de Portugal e ao mesmo tempo promover a sensibilização da sociedade para as dificuldades e qualidades das pessoas surdas e da sua associação representativa que embora esteja sediada em Águeda representa toda a região de Aveiro e chegou a ter muitos associados dos distritos de Viseu e Coimbra enquanto não tinha associações próprias".

Os dirigentes da ACSA ficaram "desiludidos com a pouca recetividade que as Juntas de freguesia e as Câmara Municipais do Distrito de Aveiro tiveram quando chamadas a colaborar com apoio financeiro ou logístico para a realização deste evento". "Somente a Câmara de Ílhavo colaborou com apoio logístico e a Câmara de Águeda com apoio financeiro para as despesas com a formação e inscrição dos atletas da seleção".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®